Setor de Endemias alerta sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 29/01/2024 16:40 | Fonte/Agência: Secom Irati

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Irati alerta a população em relação à prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Em Irati a secretaria realiza mutirões de vistoria das residências para avaliar se existem possíveis focos criadouros do mosquito, bem como ofertar orientações aos munícipes. São mais de 21 agentes nas ruas realizando as visitas diariamente.
Segundo o setor de Endemias, em Irati, focos do mosquito são encontrados principalmente em casas onde há tonéis (tambores) de água sem tampa, utilizados para armazenar água, ralos, calhas, canos, vasos de plantas, pneus, garrafas, vasilhames, lixeiras, lonas plásticas e outros. “A melhor forma de prevenção é eliminar recipientes que possam acumular água parada, que podem se tornar possíveis criadouros, se cada um fizer sua parte vamos eliminar os focos em Irati”, destaca o secretário de Saúde, João Almeida
O secretário ainda reforça que o combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti permanecerá constante. “A Prefeitura de Irati e a Secretaria de Saúde não param com as ações de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade. É preciso que todos entendamos o nosso papel no combate a essa doença. Estamos e continuaremos fazendo de tudo para evitar surtos de dengue em nossa cidade e contamos com a colaboração da população”, afirma.
Segundo o morador do bairro DER, José Pedroso, o trabalho da prefeitura é muito importante, pois verifica os possíveis locais de focos regularmente e assim evita a proliferação do mosquito e consequentemente das doenças que ele traz. “Esse trabalho dos agentes é muito bonito, são todos muito atenciosos e nos ajudam com as dúvidas, eu mantenho minha cartilha de visitas sempre a mão para quando eles chegam”, conta.

SINTOMAS - Os sintomas da Dengue são febres, usualmente entre 2 e 7 dias, seguida de duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retro-orbital (atrás dos olhos). Criança com quadro febril de início súbito, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem motivo aparente. “Os casos de dengue com sinais de alarme ou de maior risco a saúde do paciente começam pelos sintomas de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença e indicar Dengue Grave. Se o usuário apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente”, acrescenta João Almeida, secretário de saúde.

NÚMEROS - Conforme o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º a 29/01 de 2024 foram registradas notificações para a dengue com 2 casos positivos, ambos importados (quando ocorre a contaminação em outro município) e nenhum óbito.

ALGUMAS DICAS
- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.