Secretaria de Agricultura e Castrolanda promovem encontro técnico para produtores da bacia leiteira

Publicado em: 01/02/2024 13:14 | Fonte/Agência: Secom Irati

Na noite desta quarta-feira (31) a cooperativa Castrolanda em parceria com a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, realizou uma reunião técnica para os cooperados e produtores da bacia leiteira do município. São aproximadamente 50 cooperados em Irati e região que fomentam o mercado diariamente.
Durante a reunião, os técnicos da Castrolanda apresentaram o balanço e resultados na região em 2023, bem como a qualidade e o potencial de crescimento da produção na regional.
Segundo os responsáveis pela empresa na região, o trabalho começou a alguns anos através de um mapeamento dos produtores da bacia leiteira, diante disso foi iniciado um trabalho de acompanhamento técnico oferecendo estrutura e assistência. “A região tem um potencial muito grande de crescimento em produção, desde o início do trabalho de assistência aos produtores da região os números mais que dobraram e a tendência é crescer ainda mais a produtividade através desse trabalho mais próximo ao produtor”, aponta o Analista Técnico da Castrolanda, Jeferson Luiz Rolin.
O Supervisor da Assistência Técnica da Castrolanda, Claudinei Risden destacou a parceria da empresa com a gestão municipal. “Quando viemos para Irati recebemos um suporte muito grande da secretaria de agricultura nos auxiliando no mapeamento dos produtores, também vimos que a própria gestão já possuía projetos semelhantes aos nossos com os produtores e o nosso trabalho é esse, capacitar o produtor para ele se manter na atividade”, aponta.
O uso da tecnologia está diretamente ligado a qualidade e alta produção na região. Segundo o secretário Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski a gestão municipal através da secretaria de agricultura tem trabalhado fortemente na bacia leiteira para manter os produtores capacitados e produzindo cada vez mais, através de projetos em parceria com o IDR Paraná, a Castrolanda e diversas outras empresas o produtor vem se fortalecendo na região.
“O produtor precisa aderir às tecnologias na produção, bem como a gestão da mesma, para isso ele deve estar preparado as mudanças do mercado para se manter produtivo e através desse trabalho em parceria nós podemos proporcionar essa capacitação para os produtores”, destaca o secretário.