Segunda edição do livro “Terra Dobrada” é lançado na última sexta-feira

Publicado em: 05/02/2024 16:03 | Fonte/Agência: Secom Irati

Dando continuidade ao seu projeto, o autor Dagoberto Waydzik, lançou a segunda edição do livro “Terra Dobrada”, o qual mergulha na história do município, principalmente da sua área rural, e conta a epopeia dos imigrantes, trazendo memórias e vivências. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (03), no Clube do Comércio. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Em uma noite festiva, de diálogo e troca de experiências, Waydzik recebeu personalidades, amigos e admiradores da literatura e história do município.
O livro, traz a sequência de levantamentos histórico-geográficos de diversas comunidades rurais de Irati, além de crônicas elaboradas com histórias reais. “Recontar, relembrar, escrever e publicas esses livros, é como fazer uma viagem no espaço e no tempo da história do nosso município”, afirma o autor. Durante o evento, Waydzik relembrou conversas, histórias e contou que no total, visitou 14 comunidades, onde conversou com 36 pessoas para escrever o livro. “Trago comigo lições de vida, histórias maravilhosas de fé e superação”, conta elogiando a atual administração pelo investimento em cultura e turismo em Irati.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância do livro para a memória de Irati. “É um presente para o município e para todas as comunidades. Preservar a nossa história para que as gerações futuras conheçam através desses registros um pouco mais sobre nossa cultura”, destaca.
Também acompanharam o evento a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a deputada federal e secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, o presidente da Academia de Letras do Paraná, Herculano Batista, a secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira entre outros secretários, vereadores e comunidade.