Investimentos no ensino superior consolidam Irati como polo universitário

Publicado em: 08/02/2024 11:47 | Fonte/Agência: Secom/Irati

O ano letivo de 2024 teve início ontem (07), para, aproximadamente, mil alunos matriculados no campus Irati do Centro Universitário Campo Real. Junto ao retorno, foi realizada a cerimônia de inauguração de um novo bloco de salas de aula. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, a secretária de Educação, Jandira Girardi e o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida acompanharam o evento que representa mais investimentos no ensino superior em Irati.

Derbli destaca que a universidade tem feito investimentos constantes no campus de Irati, promovendo o ensino superior de qualidade e consolidando o município como um polo universitário dentro da região. Diariamente, o campus recebe estudantes que vêm de outras cidades e, segundo o prefeito, a finalização do asfalto entre Irati a São Mateus do Sul trará ainda mais alunos por conta da facilidade de mobilidade.

“Minhas visitas aqui estão se tornando frequentes, porque a cada dois, três meses, tem algum tipo de empreendimento sendo inaugurado ou anúncio de novidades. Quando a Campo Real oficializou a instalação em Irati, nós ficamos muito orgulhosos e satisfeitos porque isso aqui é uma indústria do conhecimento, é um fator gerador de desenvolvimento muito grande para o nosso Município”, afirma Derbli.

O reitor da Campo Real, Edson Aires da Silva deu as boas-vindas para todos os acadêmicos e lembrou da importância da parceria com a Prefeitura de Irati que, além de todo o empenho pela vinda da instituição, atualmente, possui um convênio que permite o desenvolvimento de atividades em conjunto, e a participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária nas ações da Secretaria Municipal de Defesa Animal.

“Hoje, estamos entregando uma parte do compromisso com a nossa comunidade acadêmica de Irati que são novas salas de aula. Agora, daremos sequência nas obras, construindo os laboratórios que devemos inaugurar no mês de abril”, acrescenta o reitor.

Para o diretor do campus Irati, Angelo Delponte, os investimentos constantes na área da educação superior têm possibilitado que Irati e todo o Centro-Sul cresça e se torne ainda mais forte. “A nossa região carecia muito de profissionais, principalmente, da área da Saúde e Agrárias. Muitas vezes, os nossos talentos iam para fora e não retornavam. Hoje, podemos formar profissionais de excelência aqui no município e isso vai fazer muita diferença nos próximos anos para Irati e toda a região”, salienta Delponte.