Servidores participam de treinamento sobre eficiência energética

 

Publicado em: 01/02/2024 11:00

Whatsapp

 

Utilizar a energia elétrica de forma consciente e eficiente foi o tema de um treinamento realizado na última terça-feira (30), com servidores do Município. Recentemente, foi feita a substituição de 805 pontos de iluminação pública através do Programa de Eficiência Energética com investimento de cerca de R$900 mil da Copel e execução pela empresa Trajeto Energia. O treinamento faz parte das ações previstas no programa e demonstrou como a substituição das lâmpadas é sinônimo de economia.
O instrutor do treinamento, Paulo César dos Santos é engenheiro eletricista e destacou como é possível economizar energia tanto nas residências como no ambiente de trabalho. “A substituição de lâmpadas incandescentes por LEDs, assim como, o uso adequado do ar-condicionado representa economia de energia elétrica. Vale lembrar que as lâmpadas devem ter certificação do Inmetro para qualidade e selo Procel para a garantia da durabilidade”, afirma o engenheiro.
Segundo o instrutor, a substituição das luminárias tradicionais (vapor de sódio) pelas de LED, na iluminação pública, pode representar uma economia de 60% ou mais na conta de luz da população. “Além disso, elas são vantajosas por conta do custo mais baixo ao longo prazo, já que essas lâmpadas podem durar até 12 anos e, também, exigem menos manutenção e substituições porque são altamente resistentes a impactos”, acrescenta.
Outra vantagem é do ponto de vista ambiental, pois, as lâmpadas mais antigas de vapor de mercúrio, sódio e metálico utilizam gases tóxicos e precisam do descarte correto para não contaminar o meio ambiente. “As vantagens do uso de LED não se limitam apenas a economia, a tecnologia traz benefícios ambientais por ser livre de metais pesados, composta por materiais recicláveis e ter vida útil prolongada. Assim, há menos descarte, menor necessidade de manutenção e maior durabilidade”, finaliza o engenheiro elétrico.