Plano de Políticas Públicas para as Mulheres recebe propostas da comunidade

Publicado em: 08/03/2024 17:40 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Neste 08 de março, Dia da Mulher, o público feminino lotou a Câmara de Irati para participar da Audiência Pública que apresentou o Plano Municipal Decenal de Políticas Públicas para as Mulheres, uma importante iniciativa da gestão municipal em prol da população feminina. Após receber as propostas apresentadas pela comunidade, a Secretaria Municipal da Mulher, Criança e Pessoa Idosa (Semuci) encaminhará o Plano para apreciação dos vereadores e deverá se tornar uma lei.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzki destaca que a Secretaria da Mulher está iniciando suas atividades, mas vem se fortalecendo a cada ação. “Além de todo o apoio que a Semuci presta por meio dos serviços, hoje estamos aqui lutando pelas políticas públicas e, principalmente, trazendo as mulheres para esse Plano. Foi muito bom estar nos bairros e conversar com todas as mulheres, ouvir os problemas e poder colocar tudo isso num instrumento que acreditamos que vai melhorar a nossa sociedade”, ressalta Ieda.

O Plano é composto por eixos das áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública e foi construído com base em demandas apresentadas pela população. Para a secretária da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, Sybil Dietrich, a Audiência foi um momento importante que ficará marcado na história de Irati.

“Estamos dando mais um passo para uma Irati de todas nós. Fazemos parte de uma gestão que tem promovido transformações sociais em nossa cidade. Em 2023, instituímos a Secretaria, criamos o Ciami e o Cram e, os diversos serviços e ações que temos desenvolvido nos últimos anos buscam desenvolver o protagonismo feminino. O Plano é um instrumento de transformação social que vai dar subsídios para os gestores do Executivo e do Legislativo e, para a sociedade em geral, para que possamos nos fortalecer enquanto grupo e para que tenhamos uma Irati cada dia mais humana e igualitária”, afirma Sybil.

Durante a audiência, quem representou a comunidade iratiense foi a senhora Rosalina Gomes dos Santos. Costureira, artesã, coordenadora do Clube de Mães da Vila Nova, presidente da Associação das Artesãs de Irati e, também, uma das fundadoras da Associação da Vila Nova, “Dona Rosinha” como é conhecida, é um grande exemplo de mulher batalhadora.

“Quero agradecer de coração pelo convite e por tudo o que já conquistamos na Vila Nova. Nós mulheres guerreiras precisamos lutar para conquistar o que queremos para nossos bairros, nossas casas. Não podemos desistir de lutar, as vezes ganhamos, outras perdemos, mas é assim que tem que ser. Nós temos um espaço hoje que podemos conquistar, antigamente nós não tínhamos direito nem a voto, hoje podemos até ser candidatas, então não desistam”, enfatiza Rosinha.

Para quem quiser acompanhar na íntegra como foi a Audiência Pública, o vídeo já está disponível no canal da Prefeitura de Irati no YouTube e também na página do Facebook.