Irati terá pontos de acesso gratuito a internet por meio do Wi-Fi Paraná Inovador

Publicado em: 18/03/2024 09:50 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Esta quinta-feira (14), representa um marco para a transformação digital em Irati com o primeiro ponto de acesso gratuito à internet na cidade. A iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Prefeitura de Irati, possibilitou a implementação do projeto Wi-Fi Paraná Inovador e a Praça Etelvina Andrade Gomes (Praça da Matriz) foi o primeiro, dos cinco locais, a receber pontos de acesso.
O secretário Estadual da Inovação, Marcelo Rangel, afirma que este é apenas o início do projeto que tem um viés voltado para o desenvolvimento social, levando conexão gratuita para os cidadãos. Rangel explica que em Irati, a implementação terá início em pontos específicos, com grande fluxo de pessoas, mas que é possível uma extensão para bairros e locais onde as pessoas precisam de acesso de maneira simplificada e sem custo, até mesmo, nas áreas rurais.
“Irati é a segunda cidade a receber o Wi-Fi Paraná e queremos fazer com que ela se torne um modelo para todos os outros municípios do estado, levando wi-fi gratuito para todos que precisam. Fico feliz de saber que estamos fazendo testes em uma cidade aqui da nossa região e que poderemos aprimorar os serviços porque nossa proposta é escutar a população que vai fazer o uso dessa tecnologia”, ressalta Rangel.
Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, a adesão do Município ao programa Wi-Fi Paraná Inovador é um marco para a transformação digital no município. “A internet, hoje, é muito necessária em nossas vidas com suas inúmeras funcionalidades. Disponibilizar esse acesso aos iratienses vai melhorar muito os momentos de lazer, já que os acessos, nesta primeira fase, serão em pontos turísticos da cidade. É, sem dúvidas, um grande marco de acessibilidade e desenvolvimento para todos nós”, destaca o prefeito.
Já a vice-prefeita, Ieda Waydzik lembra que, apesar de ser comum nos lares, o acesso à internet, infelizmente, ainda não é acessível para toda a população. “Sabemos que não é fácil investir um recurso para a internet quando você tem dificuldade até de comprar alimento. Então, esse tipo de inovação é muito importante também para nossos estudantes e nossas crianças que, muitas vezes, não tem internet para fazer a lição de casa, e esse programa vem contribuir muito nesse sentido”, pontua Ieda.

NOVOS PONTOS
O secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, Newton Ribas, explica que apenas três cidades paranaenses participarão deste projeto-piloto, e Irati é uma das contempladas, ao lado de Pato Branco e Palmeira. Na sequência, outros quatro locais deverão contar com pontos de acesso: Colina Nossa Senhora das Graças; Parque Aquático; Parque João Maria Rodrigues (Parque da Vila São João) e, Centro de Tradições Willy Laars.
“Nossa expectativa é que a implementação nesses demais pontos se concretize o mais rápido possível, porque a internet é uma ferramenta essencial para o dia a dia, sendo utilizada para comunicação, trabalho, educação, entretenimento e diversos outros fins. A implementação de pontos de wi-fi gratuito traz benefícios para diferentes áreas e democratiza o acesso à internet, permitindo que pessoas de todas as classes sociais possam se conectar e usufruir dos seus benefícios”, acrescenta o secretário.