Irati comemora Dia da Água com mais de 200 nascentes protegidas

Publicado em: 22/03/2024 14:50 | Fonte/Agência: Secom/Irati

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar realizou mais uma proteção de nascente em ação alusiva ao Dia da Água, comemorado neste dia 22 de março. A atividade contou com a presença de estudantes do curso Técnico em Florestas, do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva (Colégio Florestal). Desde sua criação, o Programa de Proteção de Nascentes já foi executado em mais de 200 pontos pela Prefeitura Municipal de Irati.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski ressalta que um dos principais objetivos da Secretaria é cuidar dos recursos naturais e do maior tesouro que a humanidade possui que é a água.

“Nossos técnicos Alessandro Trybek e Osnei Abel Lopes, os estagiários da Secretaria juntamente com os alunos do Colégio Florestal se envolveram nessa ação que busca além de preservar a água, criar consciência ambiental. É fundamental que todos se preocupem com as gerações futuras, cuidando daquilo de mais precioso que nós temos e, aqui, essa fonte está sendo protegida e ficará à disposição de toda a comunidade”, afirma Gnatkowski.

A nascente protegida na ação fica localizada no Loteamento Village Solaris e, segundo o técnico responsável pelo Programa de Proteção de Nascentes em Irati, Alessandro Trybek, ela é considerada a “nascente mãe” do Bosque São Francisco, pois é a primeira que dá o fluxo de água que corre até o local.

“Recebemos a solicitação via protocolo e, em alusão ao Dia da Água, fizemos essa proteção de nascente com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da água e, também, para que essa água possa ser utilizada pela comunidade. Ou seja, a partir de agora ela fica recuperada, protegida e conservada”, destaca Trybek.

O pedido para proteção da nascente foi feito pelo morador Pedro Henrique Wasilewski, que conta que já conhecia o trabalho feito através do programa. “Gostaria de agradecer a Prefeitura por ter atendido a minha solicitação. Como morador do bairro, há alguns anos, identifiquei essa nascente e como já conhecia o trabalho da Secretaria, protocolei o pedido e fiz a aquisição dos materiais utilizados aqui. A água é nosso maior bem, por isso, esse projeto é muito importante”, afirma o morador.

Segundo o coordenador do curso de Técnico em Florestas do Colégio Florestal, Gilcinei Linhares, do ponto de vista pedagógico, a atividade contribui para que os estudantes possam aliar o que estudam na teoria com a prática.

“Ficamos felizes com o convite da Prefeitura para participar dessa ação conjunta. Nossos alunos têm no currículo e nas ementas de várias disciplinas, temas como a proteção do solo e conservação de água. Então, participar da reconstituição de uma nascente vai ao encontro do que eles aprendem na teoria, principalmente, nesse Dia da Água. É uma ação significativa para o nosso colégio, para os alunos e para a sociedade como um todo”, conclui o coordenador.