Complexo Social Cidade do Idoso de Irati é referência para o país

Publicado em: 05/04/2024 14:06 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Durante a inauguração, houve a entrega de um ônibus para o transporte das pessoas idosas que participam das atividades no complexo e foi realizada a abertura da Olimpíada 60+

A população 60+ de Irati e região comemorou na manhã dessa quinta-feira (04), a inauguração do Complexo Social Cidade do Idoso, um projeto pioneiro no Brasil voltado para a pessoa idosa. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos do CT Willy Laars e contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da deputada federal e secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. A Cidade do Idoso já está em funcionamento e oferece uma série de serviços e atendimentos voltados à terceira idade.

O investimento total na obra foi de R$8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do Município de Irati. A Cidade do Idoso tem uma área de 3,8 mil metros quadrados e conta com piscina aquecida, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, vestiários feminino e masculino, consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato e jogos, refeitório com acompanhamento nutricional e capela.

Segundo o governador, é urgente pensar em políticas públicas para a pessoa idosa tendo em vista que, em 2030, o Paraná terá mais idosos do que crianças. “Nas décadas de 70 e 80, a preocupação principal era construir creches e escolas para atender a demanda, agora, temos que fazer o caminho inverso e pensar em ambientes de convívio para a população 60+. Essa Cidade do Idoso que nós estamos inaugurando aqui é uma grande referência para o país no cuidado com a pessoa idosa e vai atender Irati e toda a região”, destaca Ratinho Junior.

Idealizadora do projeto junto com o prefeito de Irati, Jorge Derbli, e a vice-prefeita, Ieda Waydizk, a deputada federal e secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte afirma que a inauguração da Cidade do Idoso é a comemoração de mais um sonho realizado. “Esse espaço é fruto de quem acredita na cidade e acredita que é possível fazer. É um projeto tão inovador que a assessoria do Ministério do Planejamento quer vir aqui para conhecer e levar esse modelo para o país. Irati é uma cidade que merece toda nossa gratidão e reconhecimento”, comemora Leandre.

O prefeito de Irati conta que a iniciativa para o projeto da Cidade do Idoso surgiu em uma conversa com uma moradora da cidade há alguns anos. Na ocasião, ela comentou que ficava preocupada ao sair trabalhar e deixar a mãe sozinha em casa e que seria interessante pensar num espaço de convivência para as pessoas idosas.

“Idealizamos esse projeto junto com a minha vice Ieda e com a deputada Leandre e, hoje, estamos comemorando um sonho realizado com a inauguração desse complexo. Irati cuida da sua população 60+ e vai cuidar das pessoas idosas de todos os municípios da região também. Queremos elas venham de manhã e passem o dia aqui na maior tranquilidade e felicidade possível. É um projeto pioneiro no Paraná e que se tornará referência nacional”, ressalta Derbli.

Além da inauguração da Cidade do Idoso, houve a entrega um ônibus adquirido pelo Município de Irati e que auxiliará no transporte das pessoas que participam das atividades no complexo. Também, foi realizada a abertura da Olimpíada 60+ de Irati, uma competição com diversas modalidades voltadas para essa faixa etária.

“A Olímpiada é uma forma lúdica e enriquecedora que visa estimular atividades físicas e mentais, além de fomentar o espírito competitivo entre as pessoas idosas. Temos modalidades como corrida, dominó, jogos da memória, quebra-cabeça, jogos de memorização, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. Esse ônibus, além de facilitar o acesso ao complexo e às atividades aqui desenvolvidas, demonstra o compromisso da administração com o bem-estar e cuidado com a nossa população 60+”, afirma a secretária Municipal da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, Sybil Dietrich.

A cerimônia de inauguração da Cidade do Idoso contou com a presença da senhora Ernestina Dino, a dona “Tita”, que tem 104 anos e do senhor Pedro Alves dos Santos que se tornou maratonista após os 70, eles representaram os mais de 800 idosos que prestigiaram o evento. Estiveram presentes a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik; os secretários estaduais das Cidades, Eduardo Pimentel; o Planejamento, Guto Silva; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o deputado federal Rodrigo Estacho; os deputados estaduais Hussein Bakri, Artagão Junior e Alexandre Curi, e prefeitos e autoridades de várias cidades da região.