Primeira Parada pela Paz reúne comunidade em esforços pelo fim da violência

Publicado em: 15/05/2013 00:00

Na tarde de terça-feira (14), ocorreu em Irati a primeira Parada pela Paz, promovida pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila São João. As atividades foram realizadas em frente à unidade do CRAS, que estava decorada com símbolos que representam a paz, como balões brancos e flores. O evento faz parte da programação da Semana de Prevenção à Violência Contra Criança e Adolescente, que está sendo realizada pela secretaria municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania até sexta-feira (17). O prefeito de Irati, Odilon Burgath, ressaltou a importância do evento. Coibir a violência é nosso dever. A administração pública e todos os seus equipamentos estão à disposição da comunidade para que a violência possa ser erradicada das famílias, do nosso município e do nosso país, afirmou Odilon. A secretária municipal de Bem Estar Social, Karen Quoos Seidel, destacou os esforços realizados em Irati para que o município diminua os índices de violência. São muitas pessoas envolvidas nessa busca pela paz que nós tanto precisamos, disse a secretária. O prefeito anunciou que no próximo semestre o trabalho integrado entre escolas, secretarias e outros órgãos municipais deve auxiliar na erradicação da violência no município. A articuladora da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente de Irati, Cristiane Santos, anunciou que o mascote da rede deverá futuramente ser transformado em um boneco que auxiliará nos trabalhos de conscientização junto às crianças. Os alunos da escola municipal Rosalina Cordeiro de Araújo e participantes do grupo integeracional do CRAS realizaram apresentações musicais. O evento teve também a participação da equipe do CREAS, da assistente social Andréia Masiero Arcego - representando a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Polícia Militar, Guarda Municipal e outros órgãos locais. Profissionais orientam vítimas de violência a procurarem ajuda Para conscientizar a população sobre a problemática da violência, a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) apresentou dados que mostram como a violência está presente no município. Nos últimos doze meses, oito crianças estão acompanhadas pelo órgão por sofrerem violência física; 10 recebem atendimento por serem vítimas de violência psicológica; 16 crianças são acompanhadas devido a casos de negligência; e 19 por sofrerem abuso ou exploração sexual. Os dados de violência contra mulheres também foram expostos durante o evento. Em 2012, o CREAS atendeu 88 mulheres vítimas de violência, sendo que 24 delas foram vítimas de abuso sexual. Em 2013 já foram atendidos 25 casos, sendo 10 deles relacionados a abuso sexual. O psicólogo do CREAS, Amailson Barros, alertou sobre os casos que ficam omissos, principalmente porque muitas vítimas não procuram ajuda. Ele destacou que os pais, os professores e a equipe do CRAS podem ser procurados para denunciar a agressão. Ninguém tem culpa de ser abusado. Muitos não falam porque se sentem culpados pela situação. Mas a culpa nunca é da vítima, ela deve procurar ajuda porque em Irati temos pessoas que trabalham para que isso não aconteça mais, orientou o psicólogo. O Disque 100, que é o telefone do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes funciona diariamente das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Basta a pessoa ligar de qualquer telefone para o número 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e atribuições específicas, num prazo de 24 horas. Os denunciantes têm a identidade mantida em sigilo.