FIEL Feira Iratiense Estudantil do Livro

Publicado em: 23/05/2013 00:00

A FIEL (Feira Iratiense Estudantil do Livro) realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio do corrente ano no Centro Cultural Clube do Comércio foi um evento de grande sucesso. As previsões eram boas, contudo, elas foram superadas em todos os sentidos. Estima-se que mais de 2000 pessoas estiveram presentes nos três dias de Feira. A abertura no dia 15 com a presença de autoridades foi abrilhantada com a execução do Hino Nacional pelo músico Alexandre Oconoski e seu acordeom. Em seguida a palestra Aspectos da Historia Paranaense com o Professor e Escritor Arnoldo Monteiro Bach encantou os presentes. A tarde teve contação de histórias com José Maria Grácia Araújo e performances com alunos do Colégio Xavier, sob o comando da Professora Cleide Munhoz. Para encerramento desse primeiro dia tivemos a Palestra Reisetagebuch: uma viagem ilustrada pela Alemanha com o Roteirista, Ilustrador e Escritor José Aguiar. O dia 16 foi iniciado com uma palestra sobre as Histórias em Quadrinhos, com os colecionadores Enos Moises da Silva e Vicente Sobianski. A tarde teve mais contação de histórias com a Professora Nelci Wolski, Diretora da Escola Municipal Irmã Helena Olek. Em outros espaços se podiam ver performances e apresentações teatrais. Performances como a das Professoras Glaucia e Carla do Instituto Federal do Paraná - IFPR que junto com uma equipe contribuíram para o sucesso da Feira. O último dia da Feira teve um Encontro com o Poeta João Maria da Silva, um projeto de leitura com a Professora Marisi Pires da Silva, do Colégio São Pedro Canísio e Contação de Histórias com Claudete Basen e sua Galinha Ruiva. Também a Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki deu sua contribuição para a Feira com o seu Projeto de Leitura. O final foi apoteótico com performances do Grupo de Teatro IR-A-TI/ UNICENTRO e Vergílio & Cia. com Sambas, Poemas e Músicas de Vinicius de Moraes no Empório São Luiz. Paralelo a FIEL houve o I Congresso Internacional de História UNICENTRO / UEPG e também a Exposição de Histórias em Quadrinhos com acervo dos Colecionadores Enos Moises da Silva e Vicente Sobianski na Casa da Cultura. Em todos os momentos esteve à disposição do público para visitação um pouco do acervo da Biblioteca Municipal e para venda alguns exemplares de livros de autores iratienses que prestigiaram a Feira com suas presenças. A Livraria e Sebo Centenário também esteve presente na FIEL disponibilizando diversas obras literárias para serem adquiridas pelos visitantes. Na FIEL, o personagem principal foi o livro, este mesmo livro que nos faz viajar e onde estão guardadas as mais diversas formas de conhecimento. Entretanto, na FIEL o livro não só fez viajar e adquirir conhecimentos como serviu para aproximar pessoas propiciando novas amizades. Também estiveram presentes na Feira alunos das Escolas de Fernandes Pinheiro acompanhados por professores e membros do Departamento de Cultura do município. Segundo Claudete Basen, Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico, Lazer, Turismo e Desporto, a FIEL só foi possível graças ao empenho da sua equipe e as parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, a ALACS, o Núcleo Regional de Educação, o Centro Cultural Clube do Comércio, a UNICENTRO e a Fundação Denise Stoklos. Parabéns a todos pelo sucesso do evento.