Irati elabora plano municipal de agroecologia e estratégias para desenvolvimento local sustentável

Publicado em: 29/05/2013 00:00

Na quarta-feira (29), Irati iniciou a elaboração de seu plano municipal de agroecologia. Produtores, técnicos, engenheiros, representantes de entidades agrícolas e administração municipal se reuniram no salão nobre da prefeitura de Irati para discutir e dar início à elaboração do plano durante o primeiro Seminário Municipal de Agroecologia e Estratégias para o Desenvolvimento Local Sustentável. O prefeito de Irati, Odilon Burgath, destacou o pioneirismo do município na discussão do tema. ?? um dia para trocarmos ideias, debater e apresentar sugestões para que nós do Executivo possamos avançar na valorização do alimento agroecológico, frisou Odilon, reiterando que o município deve em breve constituir o departamento de agroecologia, ligado à secretaria municipal de Agricultura. O engenheiro agrônomo e doutorando em Agroecologia, Valdemar Arl, palestrou sobre o tema. Ele incentivou os participantes a agirem em conjunto na constituição do plano. Será o primeiro município do Brasil que eu tenho notícia com plano municipal de agroecologia e desenvolvimento sustentável, observou o palestrante. Para o secretário municipal de Agricultura, Cláudio Ramos, Irati tem um grande desafio na área. Pois esta é a primeira vez que o poder público se preocupa com a agroecologia em Irati. Temos mais de seis mil propriedades de pequenos produtores que podem ser beneficiadas, disse o secretário. Embora pouco conhecidos do grande público, os alimentos agroecológicos movimentam a economia de Irati há mais de 10 anos. Atualmente, 43 agricultores de Irati estão ligados à Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis e comercializam seus produtos agroecológicos de forma organizada. Eles são das comunidades de Arroio Grande, Pirapó, Faxinal dos Antonios e Faxinal do Rio do Couro, além de outros produtores independentes. Para o chefe regional da SEAB (Secretaria de Estado de Agropecuária e Abastecimento), Igor Zampier, fomentar a atividade agroecológica é importante não apenas para Irati, mas para o território Centro-Sul. Nosso objetivo é auxiliar a fomentar a produção local para que o produtor tenha maior qualidade de vida e renda, destacou Zampier. FEIRA Todas as quartas-feiras, em Irati, das 9h às 16h30, ocorre a Feira de produtos agroecológicos e economia solidária no Instituto Equipe. Verduras, legumes, raízes e frutas produzidas sem agrotóxicos são comercializadas no local. Alimentos processados também são encontrados, a exemplo de pães, conservas, compotas, sucos, doces e molhos. A feira agroecológica também é uma oportunidade para os clientes conhecerem produtos como cervejas e refrigerantes caseiros. A feira é resultado de uma parceria entre o Instituto Equipe, a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis e prefeitura, que cede o espaço para funcionamento. O Instituto Equipe está localizado na Rua Espírito Santo, 255 Vila São João, ao lado do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).