Odilon anuncia volta de Irati ao Consórcio Intermunicipal de Saúde

Publicado em: 13/06/2013 00:00

O prefeito de Irati, Odilon Burgath, assinou na quarta-feira (12), o requerimento de reintegração do município de Irati ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná). O documento, que ainda deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Irati e pela Câmara Municipal, foi entregue ao presidente do consórcio e prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover. Na ocasião, todos os prefeitos que integram o consórcio analisaram o documento, concordando com o retorno do município ao grupo. A volta do de Irati ao consórcio é um anseio da população, dos demais municípios da região e também da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Esta atitude representa uma grande vitória de todos. A saúde é nossa prioridade e desde o início do governo estamos investindo nela. Também já firmamos convênio com a Santa Casa, realizamos a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. A volta ao consórcio é mais uma atitude que tomamos em prol da saúde da nossa população, avalia o prefeito. Irati saiu do consórcio em 2010, quando o município criou o PEM (Programa de Especialidades Municipal), assumindo integralmente a contratação de consultas e exames especializados. Uma média mensal mostra que Irati compra através do PEM mais de 700 consultas especializadas e aproximadamente 800 exames laboratoriais e de imagens, que juntos custam ao município em torno de R$ 85 mil reais ao mês. Esses valores são variáveis dependendo da demanda e da complexidade dos atendimentos, afirma o secretário municipal de Saúde, Leandro Ditzel. Segundo o secretário, pelo consórcio, estima-se que esses valores poderão ser um pouco maiores. O município também irá pagar uma taxa administrativa que girará em torno de R$ 25 mil, a ser aplicada em combustíveis, materiais de consumo, folha de pagamento, coleta de resíduos infectantes e custos administrativos. Em contrapartida, terá direito a exames e outros procedimentos, com valor aproximado de R$ 40 mil reais, o que abate nos gastos a mais, explica. O Consórcio traz grandes vantagens para os municípios associados, a exemplo da união e o fortalecimento regional. Ele possibilita que os municípios tenham benefícios com projetos e programas que trazem recursos oriundos do estado, exclusivamente por meio de consórcios. O consórcio também propicia maior facilidade na atração de novas especialidades para os municípios assistidos. Irati ficou impedida de receber benefícios via consórcio nesse período em que esteve ausente do grupo. Existem, por exemplo, consórcios que fazem a compra de insumos e materiais de consumo aos municípios, o que poderemos realizar também no Consórcio da Amcespar, se for o consenso de todos os secretários municipais de saúde da região, reduzindo significativamente os custos nas compras. O município de Irati poderá usufruir de todos os serviços do CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) e se tornar uma referência ainda maior com a futura vinda da UPA 24 horas e do SAMU, acrescenta Leandro. O Consórcio pertence aos municípios consorciados que controlam e organizam os serviços através dos prefeitos e do CRESEMS (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde). A população de Irati passará a usufruir das vantagens do Consórcio assim que o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara de Vereadores aprovarem e autorizarem o retorno de Irati ao Consórcio.