Provopar Municipal recebe o valor da venda de materiais recicláveis

Publicado em: 23/02/2012 00:00

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente entregou ao Provopar Municipal nesta quinta-feira, dia 23, o valor de R$ 5.015,10 (em cheque e dinheiro), que foi obtido com a venda da primeira carga de 11.685 quilos de materiais recicláveis. O montante vendido foi triado durante os primeiros 50 dias de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente após a desativação da Cooperativa dos Catadores e Agentes Ambientais de Irati. O secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, conta que foi negociada com uma empresa de Ponta Grossa a compra dos materiais recicláveis. Eles afirmaram que têm capacidade para absorver toda a nossa produção. A empresa também se responsabiliza pelo transporte dos materiais, explica Ramos. A presidente do Provopar, Maria Helena Stoklos, disse que o valor arrecadado irá possibilitar várias ações sociais. Já está agendado para a próxima semana o conserto da máquina que faz a produção do vitaminado de soja. O Provopar também conta com uma máquina que embala os pacotes do produto, com essa renda poderemos novamente atender famílias carentes do município, informa Maria Helena. A prefeita em exercício, Marisa Lucas, comenta a importância e as consequências sociais da correta destinação do lixo reciclável. Desde que os resíduos são descartados, eles passam por diversos processos, hoje estamos tendo uma prova do benefício que é a conscientização. Irati já demonstra atitudes responsáveis quanto ao lixo, mas podemos melhorar ainda mais, todos trabalhando juntos podemos ter resultados surpreendentes, destaca Marisa. O secretário Luiz Carlos Ramos repassou à presidente do Provopar que os funcionários atualmente disponíveis não estão conseguindo atender toda a demanda na triagem do material, e que, inclusive existem três prensas disponíveis para realizar o trabalho. A presidente do Provopar apoiou a contratação de mão de obra para realização dos serviços. O objetivo agora é colocar mais pessoas na triagem dos materiais, essa atividade está oferecendo além dos benefícios ambientais, os sociais e educacionais para toda a comunidade, declara Maria Helena. Ela frisa ainda, que o valor arrecadado com a venda dos materiais pode contribuir também para a construção da nova sede do Provopar Municipal. A responsabilidade do lixo reciclável em Irati, agora é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente e o Provopar Municipal.Todo o material após ser triado e prensado é pesado. Cerca de meia carga está estocada para a próxima venda. Durante a reunião de entrega do valor arrecadado com a venda dos materiais, foram levantadas diversas alternativas que visam melhorar a coleta e separação dos materiais recicláveis em Irati.