Vacinações contra a gripe e a febre amarela

 

Publicado em: 16/04/2019 10:35

Whatsapp

 

A Secretaria de Saúde de Irati informa que o município e região estão vivendo duas situações muito importantes em relação à vacinação.

Já foi iniciada no último dia 10, a 21ª Campanha de Vacinação contra Influenza (que vai até dia 19/04para crianças entre seis meses, e cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas até 45 dias no pós-parto).

A partir do dia 22/04, a vacina estará disponível para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além dos já citados, incluem-se as pessoas com mais de 60 anos, os trabalhadores de saúde (inclui cuidador de pessoas acamadas), os professores de escolas públicas e particulares (que devem apresentar declaração fornecida pela escola), as pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (que devem apresentar prescrição médica com o CID da doença), jovens e adolescentes sob medidas sócio educativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Neste ano população de Irati a ser vacinada é de quase 16 mil pessoas e a Secretaria de Saúde tem como meta atingir 90% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário.

Para isso, a Vigilância Epidemiológica, está organizando várias atividades que possam dar maior abrangência à cobertura. Entre elas está a abertura de sala de vacinação para adultos, em frente ao prédio em reforma do Ildefonso Zanetti, que funcionará de segunda a sexta, das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

Também haverá vacinação nos supermercados da cidade, todos os sábados, das 09 às 18 horas. A escala será a seguinte:

Dia 27/04: Supermercados Cavalin Bora e Super New.

Dia 04/05: Supermercado Cavalin Bora e todas as unidades de saúde (Dia D de mobilização nacional).

Dia 11/05: Supermercados Cavalin Bora e GCenter da 15 de Julho.

Dia 18/05: Supermercado Cavalin Bora e Ivasko da Vicente Machado

Dia 25/05: Supermercado Cavalin Bora e Ivasko da Dona Noca.

A Secretaria de Saúde também programou vacinação no Parque Aquático, com várias atrações, para o dia 01/05, das 08 às 17 horas.

E, na semana de 22 a 26/04, a unidade de saúde Ademar Vieira de Araújo estará funcionando das 07h30min às 16h30min, sem fechar para almoço.

Febre Amarela avança no Paraná

Outro momento que preocupa a Secretaria de Saúde de Irati é a expectativa de entrada do vírus da Febre Amarela em nosso município.

Foi realizada uma projeção pela Secretaria de Estado da Saúde, onde mostra que o vírus adentrou no Paraná pela fronteira com São Paulo, pela mata, e avança cerca de três quilômetros por dia. Esta projeção avalia que o vírus pode estar chegando a Irati até o mês de setembro desse ano.

Para que não venhamos a sofrer com as consequências da febre amarela, já que a letalidade da doença chega a 50%, devemos estar imunizados. Uma dose da vacina contra febre amarela é o suficiente para garantir imunidade para o resto da vida.

O setor de Vigilância Epidemiológica está convocando a população para que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, a fim de verificar e atualizar, se necessário, o esquema vacinal.

Para facilitar o acesso da população à vacina da febre amarela, foi ampliada a oferta da vacina da seguinte forma:

- Todos os dias de segunda a sexta feira, a vacina está disponível nas unidades do Rio Bonito, Ademar Vieira de Araújo, Vila São João e Secretaria Municipal de Saúde.

- As residências de áreas cobertas por Agente Comunitário de Saúde estão sendo visitadas para avaliação da situação vacinal.

- Na zona rural a oferta também foi ampliada, da seguinte forma:

Rio do Couro dia - 24/04

Cerro da Ponte Alta - dia 26/04

Faxinal dos Neves - dia 07/05

Palmital - dia 04/05

Monjolo dia 23/04/2019

Guamirim - dias 24, 25 de abril, 02, 08 e 09 de maio.

Gonçalves Junior - todas as quartas-feiras de manhã.

Pinho de Baixo - todas as terças feiras de manhã.

Reforça-se a orientação para que a população procure as unidades de saúde para avaliação da situação vacinal e atualização, principalmente as pessoas que estão em contato direto nas matas da nossa região, ou então aquelas pessoas que vão se dirigir para áreas com circulação viral, com antecedência mínima de 10 dias do deslocamento.