Abertas inscrições para curso de Gerontologia Social

 

Publicado em: 12/06/2019 15:02

Whatsapp

 

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria de Assistência Social de Irati estão abrindo inscrições para o curso de Gerontologia Social.

O curso, que é grátis, tem como objetivo proporcionar aos profissionais das diversas áreas, conhecimentos atualizados sobre os aspectos biopsicossociais e culturais do processo de envelhecimento e da velhice.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho na Casa dos Conselhos Municipais, na Rua Coronel Pires, 826. Informações pelo telefone 3907 3151. 

Curso visa criar rede de apoio e protagonismo

Esta capacitação terá carga horária de 96 horas e será totalmente gratuita, sendo oferecidas 40 vagas para profissionais de âmbito municipal. O curso é financiado através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, previsto no Plano Municipal dos direitos da Pessoa Idosa, como umas das metas prioritárias para pensar o envelhecimento e velhice em Irati.

“Esta formação faz parte do esforço da secretaria e do conselho em estabelecer diretrizes e rumos que possibilitem ações voltadas à população idosa, o acesso pleno aos direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso e o acesso a oportunidades de desenvolvimento social pleno. Também é preciso incentivar o protagonismo das pessoas idosas, além de fortalecer a rede de apoio”, aponta a secretária municipal de assistência social, Sybil Dietrich.

O curso, que será realizado em Irati no segundo semestre de 2019, foi uma proposta da própria secretária, junto com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Fernanda Rocha Reda, através de parceria com o Instituto SEDES SAPIENTIAE.

O que é

A Gerontologia é o estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano. A Gerontologia Social, por sua vez, investiga as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais consecutivas à ação do tempo no organismo humano, independentemente de qualquer fenômeno patológico.

O curso que será realizado em Irati terá como objetivos o estudo do processo do envelhecimento, da velhice e dos idosos, informar sobre temas e postulados fundamentais da gerontologia, e fornecer subsídios teóricos e práticos para os profissionais de diferentes áreas atuarem no campo gerontológico.

Teoria e intervenções

A Gerontologia Social no Brasil nasceu no Instituto Sedes Sapientiae em 1976. Tema pioneiro, quando no país a população idosa ainda era reduzida e tinha pouca visibilidade. Em seus 40 anos de atividade o curso de Gerontologia Social vem possibilitando aos alunos atuação qualificada, ações preventivas e programas inovadores na área do envelhecimento.

A importância da prática interdisciplinar é ressaltada e vivida durante o curso pela participação de profissionais de diferentes áreas como alunos e professores especialistas em gerontologia.

Estrutura

A estrutura curricular é composta por oito módulos, todos com 12 horas/aula:

Módulo 1: Fisioterapeuta Bernadete de Oliveira – Disciplina: Introdução a Gerontologia Social. Dias 16 e 17 de agosto.

Módulo 2: Médico Sérgio Márcio Pacheco Paschoal – Disciplina: Condições crônicas e envelhecimento funcional. Dias 30 e 31 de agosto.

Módulo 3: Assistente Social Claudia Cristina Mussolini – Disciplina: Família, violência e fortalecimento de vínculo. Dias 13 e 14 de setembro.

Módulo 4: Psicóloga Priscila Leite Gonçalves – Disciplina: Subjetividade: múltiplos olhares para múltiplas velhices. Dias 27 e 28 de setembro.

Módulo 5: Psicóloga Eliana Novaes Procópio de Araujo – Disciplina: Psicogerontologia: os cuidados com os idosos. Dias 04 e 05 de outubro.

Módulo 6: Assistente Social Nadir Aparecida Menezes Estevam da Silva – Disciplina: Gestão em Instituição de Longa Permanência para Idosos. Dias 18 e 19 de outubro.

Módulo 7: Fisioterapeuta Juliana Aguiar - Disciplina: Velhice no séc. XXI. Dias 08 e 09 de novembro.

Módulo 8: Fisioterapeuta Bernadete de Oliveira – Plano de Intervenção Territorial e Encerramento. Dias 29 e 30 de novembro.