Horário reduzido no Comércio

Publicado em: 19/03/2020 17:34

Comércio de Irati terá horário reduzido a partir de 20/03

A partir do dia 20/03, atendendo a medidas de contenção ao Covid-19, o comércio em Irati passará a atender em horário reduzido, além de outras providências.

A decisão foi resultado de uma reunião que aconteceu na Prefeitura, entre o prefeito e secretários, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), e o Sindicato do Comércio Varejista de Irati (Sindirati).

No encontro, foram discutidas medidas para reforçar a prevenção ao Coronovírus no Município, determinadas atrás de Decreto Municipal que entrará em vigor no mesmo dia, e com prazo de vigência indeterminado, podendo ser alterado conforme a evolução da pandemia.

Foram definidos:

- Abertura do comércio de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h;

- Permanência coletiva de pessoas em ambientes comerciais de acordo com o tamanho do estabelecimento, por metro quadrado: cinco pessoas em até 150 metros, 10 pessoas de 150 metros a 300 metros; 25 pessoas de 300 metros a 1.000 metros, e 50 pessoas em ambientes acima de 1 mil metros;

- Prorrogação na cobrança do IPTU;

- Prorrogação do pagamento do ISS de abril e meses
subsequentes para a partir de outubro de 2020;

- Vendedores ambulantes de alimentos estão proibidos de colocar mesas e cadeiras nas calçadas;

- Fica proibido o comércio itinerante de produtos, mercadorias, frutas, móveis e outros, provenientes de outras cidades;

- Atividades comerciais que ficam isentas das medidas do Decreto: postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, clínicas médicas e laboratórios, supermercados, panificadoras e açougues, farmácias, empresas de segurança e transporte de passageiros.

O decreto estará disponível NA ÍNTEGRA, para download, no site oficial de Irati, em www.irati.pr.gov.br .

Orientações da ACIAI às empresas

A Aciai também recomenda que os empresários avaliem neste momento:
- Redução da jornada de trabalho;
- Redução das equipes;
- Dispensa de colaboradores do grupo de risco;
- Antecipação de férias;
- Férias coletivas;
- Rodízio de colaboradores (equipe escalonada);
- Home Office;
- Vendas online e delivery.

A Aciai também está acompanhando as medidas que vêm sendo tomadas pelos governos Federal e Estadual, e estará orientando os empresários no decorrer dos acontecimentos. Todas as medidas são tomadas tendo em vista a saúde pública, bem como evitar a propagação do vírus Covid-19, o Coronavírus.

A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações, lembrando sempre da higienização constante das mãos durante o dia.