Dia 10 de abril será DIA “D” de combate ao Aedes e à Dengue

No próximo dia 10 de abril, Irati terá o seu DIA “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti e à Dengue. Durante todo o dia haverá a mobilização de todas as secretarias e setores da Prefeitura e da estrutura municipal, numa grande força-tarefa de conscientização e coleta de lixo pela cidade.

Em reuniões que vêm acontecendo sobre o tema, o prefeito Jorge Derbli já convocou toda a administração municipal a participar e estar nas ruas, convidando entidades parceiras, instituições e empresas a aderirem à ação. A razão que está por trás do apelo e desta nova ação junto à comunidade é o altíssimo número de focos confirmados do mosquito no início do ano. O sinal vermelho veio com as 322 confirmações em janeiro e fevereiro, além dos outros 50 casos sob análise. Nesse tempo, até um bloqueio foi efetuado no portal de entrada da cidade, em razão de suspeita, depois descartada.

No dia 10, uma quarta-feira, todos os setores da administração municipal irão paralisar suas atividades para assumir ações de limpeza, busca e combate aos focos do mosquito, bem como de conscientização à população numa espécie de mutirão que, de acordo com a organização, pode chegar a mais de 1.600 pessoas. Não serão recolhidos, neste dia, entulhos de construção, madeiras e telhas, entre outros.

Para deixar as pessoas avisadas com antecedência sobre esta mobilização, estão sendo confeccionados 40.000 panfletos de esclarecimento que chegarão às residências urbanas, empresas, escolas e unidades de saúde do município, entre outros. O mesmo material está disponível para download no rodapé desta página .

O telefone central para informações sobre o “Dia D”, o mosquito Aedes aegypti e doenças relacionadas a ele, é o 3907 3131.