Concurso Literário Foed Castro Chamma

3º Concurso Foed Castro Chamma lança e-book

O 3º Concurso Literário Foed Castro Chamma, encerrado em maio último, neste ano tem como novidade um e-book, que está sendo disponibilizado aos interessados, no rodapé desta página, além de em redes sociais. No documento, em formato PDF, constam o nome dos classificados e as suas respectivas obras.

O livro eletrônico, que ganhará também uma versão impressa, relata ainda todos os estados brasileiros e suas cidades, e países de onde vieram as obras inscritas para o concurso. De fora do Brasil, a promoção recebeu trabalhos de autores de Angola, Argentina, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Japão e Portugal.

Do território nacional, participaram escritores dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso 

Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.  

Entre Haicai, Trovas, Soneto, Poemas, Crônicas, Contos e Microcontos, o concurso recebeu 982 inscrições. Destas, 142 foram classificadas. Além das categorias infantil, infanto-juvenil e adulto, as obras também foram separadas nas modalidades estadual, nacional e internacional. Foram criadas comissões avaliadoras específicas para cada tipo de obra, categoria e modalidade. Conforme o tipo de composição, a classificação

A entrega dos certificados aos classificados seria realizada em Sessão Solene no mês de agosto, no Centro Cultural Clube do Comércio, mas acabou sendo cancelada devido às restrições acarretadas pela pandemia. Estuda-se uma nova data para o evento.

O concurso é uma promoção da Academia de Letras Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), e tem o apoio da Secretaria de Cultura de Irati, União Brasileira dos Trovadores Seção de Irati, Centro Cultural Clube do Comércio e Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.

Homenageado

Foed Castro Chamma nasceu em Irati (PR), em 31 de março de 1927. Faleceu em 12 de janeiro de 2010, no Rio de Janeiro, onde residia desde 1941.

Participou do grupo "Jornal de Poesia", entre os anos de 1957 e 1958. Publicou Melodias do Estio (1952); Iniciação ao Sonho (1955); O Andarilho e a Aurora (1971); Pedra da Transmutação (1984), recebendo o Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, com Antologia Poética (2001).

Também foi premiado no concurso de Poesia do Instituto Nacional do Mate, em 1965. Foi incluído por Manuel Bandeira e Walmir Ayala na Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna, Edições de Ouro (1967).

Chamma vivia isolado do meio literário, mas conquistou a admiração da crítica e de muitos de seus pares, como Mário Faustino, Walmir Ayala, Ariano Suassuna, Carlos Nejar, Alexei Bueno e outros. Também foi ensaísta e tradutor.