Prefeitura realiza parceria junto a entidades de extensão rural

Publicado em: 14/04/2015 00:00

A Secretaria de Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar está realizando parcerias de apoio junto a duas entidades de extensão rural, onde foram definidas ações para que os produtores rurais do município possam ter acesso à assistência técnica integral nas suas propriedades e comunidades. Os agricultores receberão visitas dos técnicos gratuitamente, não tendo nenhum custo financeiro. Durante estas visitas os técnicos estarão realizando diagnósticos das propriedades através de reuniões com as famílias e a comunidade local para debater quais serão as alternativas para melhorar a qualidade de vida e renda das famílias atendidas. O Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar Cláudio Ramos, explica que essas parcerias serão um grande avanço e atenderãomais de 200 famílias, onde os técnicos estarão presentes no dia a dia das comunidades rurais. Essa é uma política pública financiada através do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário e achamos muito importante que os agricultores participem e que venham até a secretaria para buscar mais informações e que encontrem no local de trabalho um ambiente amigável e também parceiro para contribuir na solução dos seus problemas e de sua realidade complementa. A primeira parceria nesse sentido é com o DESER (Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais) que estará desenvolvendo trabalhos com os produtores de tabaco e que desejam diversificar suas propriedades com outras atividades. Os produtores que trabalham ou que trabalharam na produção de tabaco nos últimos cinco anos e que desejam trabalhar com tanques de peixes (piscicultura) ou até mesmo iniciar uma criação de galinhas caipiras, leite ou qualquer outra atividade produtiva, receberão a visita de técnicos que estarão realizando uma análise do potencial de cada propriedade e também terão acesso ao conhecimento necessário para o início dessas atividades. Os interessados estarão participando de cursos de capacitação, viagens técnicas e apoio nas questões da comercialização, projetos e os investimentos necessários, sejam eles inviduais ou coletivos. A segunda parceria é com a ARCAFAR, que atenderá os produtores que tenham interesse ou potencial na produção orgânica, ou seja, na diminuição do uso de agrotóxicos na propriedade, onde o produtor aprenda a utilizar os insumos naturais, controle de pragas, adubações orgânicas, entre outras técnicas que diminuam o custo de produção e possam ajudar o agricultor a valorizar seus produtos, onde a carga de agrotóxicos utilizada nas propriedades seja cada vez menor e sem comprometer a qualidade e a quantidade da produção. A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar está recebendo os produtores para a realização do cadastro até o final do mês de abril, sendo que o cadastramento é realizado em menos de 15 minutos e o produtor deve comparecer munido dos seus documentos, onde posteriormente será agendada uma reunião com os agricultores selecionados. O prazo que será até o final do mês, será um critério de seleção e sendo que os primeiros que realizarem o cadastro, terão prioridade na seleção.