Carnês do IPTU serão distribuídos durante os próximos dias

Publicado em: 17/06/2015 00:00

Carnês do IPTU serão distribuídos durante os próximos dias Durantes os próximos dias a Prefeitura Municipal de Irati estará enviando, através dos correios os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no ano de 2015. Os impostos podem ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas e bancos credenciados. A forma de pagamento do imposto pode ser feita de duas maneiras. Uma delas é cota única com desconto de 5% e vencimento em 17 de julho de 2015. O referido desconto não incide sobre a taxa de combate a incêndio TI e sobre a contribuição para Custeio da Iluminação Pública CIP (cobrado sobre os imóveis não edificados). A outra forma é parcelada em até seis vezes sem desconto, com o primeiro vencimento em 17 de julho de 2015 o valor mínimo da parcela é R$ 23,76. O Secretário da Fazenda, Luiz Valdir Slompo de Lara, fala sobre as novidades do imposto para este ano. Após adequação do novo sistema em fevereiro de 2015, por solicitação do Prefeito Municipal Odilon Burgath, foram feitos estudos para verificar o impacto no caixa da Prefeitura, se fixássemos a data para o recolhimento do IPTU e demais taxas para o segundo semestre de 2015. Após esse estudo, verificamos que essa alteração seria possível, o principal motivo para que fizéssemos esta cobrança neste segundo semestre é de que durante os primeiros meses do ano os munícipes possuem uma série de gastos como IPVA, Imposto de Renda, compra de materiais escolares, dentre outras despesas. Com a cobrança do IPTU a partir do próximo mês possibilitamos assim aos iratienses uma folga em suas finanças, facilitando aos munícipes quitar seus impostos a vista se quiser, utilizando o desconto de 5%, relata Slompo de Lara. Cadastro tributário Para 2015, a Prefeitura Municipal de Irati, realizou uma revisão do cadastro técnico imobiliário juntamente com a base cartográfica e a imagem de satélite georreferenciada do município, o que possibilitará para a Administração Pública um incremento na arrecadação, pois com esse trabalho a equipe pode verificar divergências entre os dados inseridos no sistema de gestão com as áreas construídas reais. Em caso de divergência com o valor apurado, o munícipe poderá entrar com o pedido de revisão junto ao Departamento de Tributação até o vencimento em 17 de julho de 2015. Nesta cobrança estarão também inclusos os valores das Taxas de Iluminação Pública, Taxas de Combate a Incêndio, Taxa de Vigilância Sanitária e Taxa de Licença e Localização, e Impostos Sobre Serviços. Secom Prefeitura de Irati Informações ao contribuinte Formas de pagamento: - Cota única com desconto de 5% e vencimento em 17/07/2015 o referido desconto não incide sobre a Taxa de Combate a Incêndio TI e sobre a Contribuição para custeio da Iluminação Pública- CIP (cobrada sobre os imóveis não edificados); - Parcelado sem desconto com primeiro vencimento em 17/07/2015 (valor mínimo da parcela R$ 23,76) Parcelas vencidas: - Retirar nova guia na Prefeitura Seus impostos podem ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Bancos Credenciados Contracapa (verso) Prefeitura Municipal de Irati Pr Observações - Havendo em seu imóvel a diferença da área construída e do valor venal, informamos que a mesma foi atribuída ao cadastro mediante a correção de ofício pela autoridade fiscal, conforme constatado pela imagem do satélite. Em caso de divergência com o valor apurado, entrar com o pedido de revisão junto ao Departamento de Tributação até o vencimento em 17/07/2015 Os vencimentos de IPTU: Em até seis parcelas - 17/07/2015 - 17/08/2015 - 19/09/2015 - 19/10/2105 - 17/11/2015 - 17/12/2015 Desconto de 5% somente no imposto Taxa de iluminação pública CIP lotes vagos (testada do imóvel R$ 2,37 por m² Taxa de combate a incêndio TI imóveis construídos Imóvel residencial: R$ 23, 76 Imóvel comércio e serviços: R$ 29,70 Imóvel Industrial: R$ 41,58 Imóvel Agropecuário: R$ 23,76 Os vencimentos de ISS anual: 4 parcelas -17/07/2015 (cota única sem desconto - 17/08/2015 - 19/09/2015 - 19/10/2015 Obs: O ISS dos taxistas mudou de 5URMS para 8URMS Vencimentos da taxa da vigilância sanitária e taxa de licença e localização (TLL) - 17/07/2015 (cota única)