Teatro da Paixão de Cristo tem retorno marcado para 2016 em Irati

Publicado em: 01/02/2016 14:40

Em 1988, após uma reunião em frente à Capela São Francisco de Assis e alguns jovens do antigo grupo Junifra, surgia um dos maiores espetáculos religiosos de Irati, o teatro da Paixão de Cristo. O evento que em sua primeira edição, no ano de 1989, teve 60 participantes, chegou a ter mais de 400 pessoas entre atores, figurantes e equipe técnica e de apoio, reunindo mais de 8 mil pessoas no Estádio Municipal, sendo o segundo maior Teatro de Paixão de Cristo no Brasil, coordenado e apresentado por voluntários.

Porém, toda esta bela história dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, ficou durante alguns anos apagada. O teatro apresentou um total de 20 edições em Irati, sendo referência estadual, e em 2009, o grupo encerrou suas atividades devido as dificuldades financeiras para manter a estrutura do evento. Para 2016, o Grupo de Teatro São Francisco já tem sua volta garantida, o diretor do teatro da paixão, Célio Marcos de Oliveira, Kinho, fala da expectativa do retorno da apresentação. “O Teatro da Paixão foi e ainda é um marco na história cultural de nossa cidade. Esse retorno vai marcar o início de uma nova jornada de dedicação empenho e amor dedicados a um trabalho que sempre foi coordenado pela vontade divina, mostrando ao povo que quando a vontade de Deus se torna um bem comum, todos se unem por um único objetivo, reviver a mais bela história de todos os tempos. Em um mundo tão cheio de violência e injustiça, onde as pessoas estão perdendo o dom mais precioso que deus pode nos dar. A esperança, e é a esperança que move o mundo e a expectativa das pessoas de encontrar a paz e um mundo melhor para nós e nossos filhos. Esperamos e vamos batalhar para que esse retorno seja definitivo”, relata Kinho.

Preparativos para 2016

Para que o sonho do retorno seja realidade em 2016, toda a equipe do grupo está trabalhando para o sucesso do teatro no Estádio Municipal. O Grupo de Teatro, organizou as tarefas para a colaboração mútua de todos. A Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico e do Prefeito Odilon Burgath, está dando o maior apoio moral e logístico. Tivemos uma reunião em dezembro, onde o prefeito confirmou ajuda financeira, dentro das possibilidades do município e também todo o apoio logístico na montagem dos cenários com funcionários e veículos de apoio. A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico está nos dando todo apoio no sentido de ajudar a conseguir materiais para confecção dos cenários e também está indo pessoalmente junto com os organizadores nas visitas as empresas em busca de patrocínio”, relata Kinho.

A Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski relata a alegria da parceria entre o município e o grupo de teatro. “Para nós, este será mais que um evento que estaremos apoiando, será um resgate cultural, de um evento tão notório. Tudo que estiver ao nosso alcance, para que o mesmo seja realizado na sua mais perfeita harmonia, assim o faremos! Parabenizamos desde já o empenho da organização do Teatro, que tem se mostrado firme em seu propósito e esperamos que este retorno seja memorável”, conclui Fernanda.

Secom Prefeitura de Irati