Todos contra Dengue – Campanha Hora H será realizada em Irati

Publicado em: 02/02/2016 15:17

A eliminação do mosquito é um trabalho de todos, poder público e sociedade, não venceremos esta guerra sem o apoio e comprometimento da população.

Neste sábado, 6, Irati e muitas cidades do Paraná realizarão a campanha Hora H - Todos contra o mosquito da Dengue. O objetivo da campanha é mobilizar a população a vistoriar suas casas e quintais simultaneamente às 10h, com o propósito de eliminar os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A “Hora H” é uma idealização da Secretaria Estadual da Saúde, e tem o apoio das prefeituras e entidades da sociedade civil organizada.

A partir das 9h 30, será realizada uma carreata, em que toda a população está convidada a participar, que sairá do ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em direção aos bairros da nossa cidade, fazendo um “buzinaço” como mais uma forma de lembrar a população a se mobilizar contra o mosquito da dengue.

A população deve eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito em suas casas, quintais e terrenos. Lembrando que, qualquer objeto que possa acumular água pode ser um criadouro, como tampinhas de garrafa, plásticos, garrafas, pneus, baldes, bebedouros de animais, caixas d’água, calhas, entre outros. O material que possa ser descartado deve ser acondicionado em saco plástico, que deve ser fechado e guardado em local coberto, para ser descartado nos dias em que ocorrem normalmente a coleta de lixo reciclável em seu bairro.

Ações cotidianas em Irati

A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, realiza constantemente vistorias em todos os prédios do município, particulares ou da administração pública. Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde estão em campo desenvolvendo ações, diariamente, de orientação sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus, além de realizarem palestras em escolas particulares e públicas para conscientizar os alunos sobre os perigos da dengue e os cuidados para que o Aedes Aegypti não se prolifere.

Secom Prefeitura de Irati