ECOTROCA - Projeto é realizado na Vila Raquel

Publicado em: 05/02/2016 15:51

O Projeto Ecotroca da Prefeitura de Irati, desde seu lançamento em setembro de 2015, vem colhendo frutos e alcançando o objetivo de fazer da cidade um ambiente mais limpo e saudável, através da troca de material reciclável por alimentos da agricultura familiar do município. Até agora, o projeto já chegou a três bairros – Pedreira, Fragatas e Vila Raquel. O próximo novo local atendido será a Vila Nova a partir de março.

Na manhã de sexta-feira, o projeto Ecotroca aconteceu na Vila Raquel nas dependências da escola Mafalda Sotti Lopes. Ao todo, os participantes, trocaram cerca de 600 quilos de lixo reciclável, por cerca de 300 quilos de alimentos. Após a troca, as pessoas saiam felizes com os alimentos, enquanto que um caminhão de lixo, foi estacionado em frente  à escola e o material arrecadado era colocado no caminhão para ser encaminhado à cooperativa da cidade.

O senhor Onório Pereira, 77 anos, morador Há cinco anos na Vila Raquel, destacou que participou pela segunda vez do projeto e diz que é uma 'benção', o projeto está aprovado.

O vice-prefeito, Oscar Renato Berger, fala da importância do projeto. Vemos as pessoas voltar para casa com carrinhos cheios de alimentos. Ajudam a manter o bairro limpo,  conservam a saúde, com produtos de qualidade produzidos pela Agricultura Familiar e ainda colaboram com as cooperativas, visto que entregam os materiais recicláveis separados e limpos. A cada dois quilos de material reciclável, vale um quilo de alimento. “Está de parabéns a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, através do Secretário Leoni Ribas e o Marcelo Campello, pelo trabalho desenvolvido", concluiu.

No mês de fevereiro, além da Vila Raquel, o projeto Ecotroca vai acontecer no Bairro Fragatas – dia 15, às 9h e no Bairro Pedreira – dia 16, às13h.

Secom Prefeitura de Irati