Esclarecimento sobre o que foi noticiado pelo Jornal Folha de Irati. Erro retratado ocorre por plugin desatualizado

Publicado em: 28/06/2016 20:21

A Prefeitura de Irati faz um importante esclarecimento sobre a notícia publicada na edição de 28 de junho de 2016 de Folha de Irati.

A foto publicada que ilustra o texto da página quatro, com créditos “Reprodução da internet” e legenda “Observatório aponta problemas com acesso a informações no Portal da Transparência”, não ilustra nenhum problema técnico do Portal da Transparência da Prefeitura de Irati. A não exibição da página ocorre pela utilização de plugin obsoleto no computador do usuário que realizou o ‘print screen’, como informa um laudo solicitado pela Secretaria de Comunicação Social e elaborado pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Irati.

O Portal da Transparência de Irati teve nota 9,8 na avaliação recente doMinistério Público Federal, sendo um dos 8 melhores do estado do Paraná.

Para contribuir com a apuração do jornal Folha de Irati, certamente interessado na divulgação dos fatos com correção, o laudo foi encaminhado via email para redação do periódico. Trata-se, também, de um gesto de transparência, pois além dos dados colocados no Portal, como prevê a lei, a Prefeitura dialoga permanentemente com a imprensa.

Como é natural na imprensa livre, fazer jornalismo com objetividade, pautando-se por valores éticos e morais condizentes é uma premissa. No sentido de contribuir com essa missão da imprensa, de zelar pela verdade e pelo esclarecimento dos fatos, a Secretaria de Comunicação Social solicita que o jornal Folha de Irati considere o equívoco e informe, em edição futura, que a imagem publicada não corresponde a nenhuma falha do Portal da Transparência da Prefeitura de Irati, como pode ser entendido pelo contexto em que a imagem foi publicada.

Tal pedido, feito também diretamente a redação do jornal, não serve para constranger quem quer que seja, mas somente para estabelecer a verdade dos fatos. Esse desejo justifica a publicação dessa nota também no Portal da Prefeitura de Irati.