Secretaria de Agricultura se reúne com produtores e comerciantes de carnes e derivados

Publicado em: 24/04/2017 16:46

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati promoveu a primeira reunião entre estabelecimentos que produzem e comercializam carnes e derivados. O encontro ocorreu na Prefeitura, na manhã de quarta-feira (19). Entre os assuntos tratados estavam a qualidade e venda dos produtos, e a nova resolução estadual sobre o processamento destes alimentos.

Dando segmento às reuniões com produtores do município, a equipe da Agricultura preparou um encontro de orientação para açougues, mercados e produtores de embutidos. “O primeiro assunto abordado foi sobre a importância de se adquirir carnes com origem. Dessa forma, buscamos evitar a existência de carnes sem procedência e abatedouros clandestinos no município”, destaca o médico veterinário, Cristhiano Fritzen, do Serviço de Inspeção Municipal.

A equipe também falou sobre a nova resolução 469/2016 da Secretaria Estadual de Saúde sobre a manipulação de alimentos de origem animal. “Este regulamento técnico fala desde o recebimento do produto ao comerciante, por exemplo, até a embalagem e a comercialização ao cliente. Como é uma resolução, há medidas de punição que se configuram como infração sanitária”, diz Fritzen, lembrando que a fiscalização existe para o bem da população.

O regulamento serve para qualquer tipo de estabelecimento que realiza o fracionamento, armazenamento, embalagem, reembalagem e comercialização de derivados industrializados de carnes e peixes e derivados do leite.

E, para assegurar que o produto esteja de acordo com as condições necessárias para a mesa do consumidor, a inspeção e a vigilância sanitária, representada pelo médico veterinário Osni Garzareck, existem para dar segurança alimentar à população. “Nós analisamos a matéria prima recebida, temperatura, armazenamento e as condições de higiene, tanto pessoal quanto do local de trabalho”, completa Fritzen.

Olhar à produção iratiense

A Secretaria tem trabalhado muito no incentivo à comercialização local dos produtos iratienses. E, com a carne, não é diferente. “Cerca de 70% do abastecimento destes produtos vem de fora da nossa cidade. E nós queremos reverter esta porcentagem. A reunião também está sendo uma oportunidade para que as empresas se conheçam melhor e possam fazer parcerias”, disse Raimundo Gnatkowski, secretário da pasta.

Segundo ele, este é um mercado promissor e, o primeiro passo, é conquistar o comércio interno. “Paralelo a isso, estamos trabalhando com o Sebrae para aperfeiçoar a apresentação do produto para o consumidor com a caracterização melhorada”. Depois das explanações, se abriu espaço para dúvidas e esclarecimentos, contando com a boa participação dos produtores e comerciantes.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação