Governador Ratinho Junior libera R$ 12 milhões para Irati

Publicado em: 08/06/2019 15:51 | Fonte/Agência: Assessoria - Prefeitura Municipal de Irati

Cerimônia na Câmara Municipal de Irati - Paraná

Governador Ratinho Junior libera R$ 12 milhões para Irati

Na tarde da ultima sexta-feira (07/06), o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, veio a Irati, para anunciar liberação de investimentos para a região, em cerimônia que ocorreu na Câmara Municipal. Foi a primeira visita de Ratinho Junior à região da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) no cargo de Governador do Estado. Com 22 prefeitos presentes à cerimônia e diversas autoridades estaduais, foram anunciados investimentos de mais de R$ 27 milhões neste pacote de municípios contemplados.

Para Irati, foram anunciados recursos de mais de R$ 12 milhões oriundos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Deste montante, cerca de R$ 7,5 milhões são para pavimentação de vias do município, entre elas o acesso ao IFPR, na Vila Matilde, e a ligação entre os bairros Lagoa e Engenheiro Gutierrez até a Unicentro. O restante do recurso será destinado à ordem de serviço para a recuperação da estrada do centro de Irati ao Distrito de Gonçalves Júnior, ao novo Centro de Eventos do CT Willy Laars, a equipamentos e à construção de uma ponte na Barra do Gavião.

Ao agradecer ao governador Ratinho Junior pelo valor de investimentos para Irati, Jorge Derbli mencionou a importância de restabelecer boas condições de tráfego na estrada rural até Gonçalves Junior, em razão do escoamento de produção e também citou a vocação agrícola de Irati. Também destacou a satisfação em receber o anúncio de R$ 3,5 milhões para o Centro de Eventos, segundo ele fundamental “para sediar e divulgar promoções que mostrem o potencial de Irati e da região”

O prefeito de Irati também pleiteou outros recursos. “Solicito o apoio do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, que está aqui presente, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pois temos uma indústria, pioneira e piloto no Brasil, prestes a se instalar em Irati, que vai transformar todo lixo orgânico em madeira Biosintética”, declarou. Jorge Derbli também encerrou seu pronunciamento entregando em mãos um pedido em forma de projeto ao governador Ratinho Junior: “nós temos aqui uma agricultura muito forte, e a nossa feira do produtor é muito antiga, ainda em madeira, e requer muito serviço de melhorias. Assim, solicito recurso para construção de um barracão para a nova feira, uma obra que envolve um custo de R$ 900 mil”. Membros desta feira, produtores iratienses, entregaram uma cesta de produtos locais ao governador, que demonstrou grande satisfação ao receber o presente.

Após agradecer a todas as autoridades, lideranças e cidadãos presentes, o governador Carlos Massa Ratinho Junior citou estar muito feliz pela presença em Irati, por se lembrar de ter sido bem recebido pela população ainda durante a campanha, tendo na época, segundo ele, ouvido da população tudo o que ela acreditava que seria necessário de melhorias para a região.

Da mesma forma, Ratinho Junior disse estar feliz por ter tido a oportunidade de liberar recursos que ultrapassam o valor de R$ 12 milhões para Irati e, acima de tudo, de poder ver acontecendo o que ele e sua equipe haviam planejado para a região. "Em pouco mais de 5 meses de governo, estamos conseguindo trazer este baita deste investimento", comentou o governador. O chefe do Executivo estadual também fez menção à obra do trecho da PR-364 que liga Irati a São Mateus do Sul. "Colocamos para rodar uma obra que já foi 'lançada' muitas vezes aqui. Eu não vim lançar esta obra aqui, mesmo ela tendo começado no meu governo, em março deste ano. Estamos vindo aqui hoje, depois que as máquinas já estão trabalhando de verdade no trecho. Mas, não estamos aqui para fazer festa. Estamos aqui para fazer uma vistoria da obra", salientou o governador.

Para finalizar, o governador Carlos Massa Ratinho Junior opinou que todas as conquistas citadas só foram possíveis devido a uma nova forma de fazer a gestão pública no Paraná, conforme as palavras ditas por ele, concluindo que na administração política dele, houve um enxugamento da máquina pública, redução do número de Secretarias de Estado e o que ele chamou de "corte de mordomias".

Estiveram presentes também o deputado federal eleito e atualmente respondendo pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, o deputado estadual Artagão Júnior, o deputado estadual Alexandre Curi, o deputado estadual Emerson Bacil, o deputado estadual Hussein Bakri, entre diversas outras autoridades a nível de Estado. Representando a região, esteve presente o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, que é o presidente da Associação dos Municípios do Centro-sul do Paraná (AMCESPAR). O vice-prefeito de Irati, Amilton Komnitski, também participou do evento. Representando a Câmara Municipal, onde o evento aconteceu, marcou presença o vereador Nei Cabral, presidente da Casa de Leis, juntamente com os demais legisladores.