Inventário da Oferta Turística 2020

Inventário da Oferta Turística de Irati 2020 está disponível no site da Prefeitura

Está disponível para visualização e download no rodapé desta página a edição 2020 do Inventário da Oferta Turística de Irati.

O documento foi formulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati, por meio do Departamento de Turismo e Eventos, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

A turismóloga Samanta Regina dos Santos Ferreira, que atualmente atua como secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Irati, cita que o Turismo pode ser a saída para muitas dificuldades, trazendo como exemplo o turismo de base comunitária junto à população, que busca trazer avanços econômicos para o município. “O turismo, como atividade econômica, necessita de estrutura. Ele precisa cumprir etapas de um processo de princípios, de infraestrutura para bem receber, de capacitação profissional aos que prestam serviços ofertados ao turista, entre outras. Este inventário da oferta turística de Irati é resultado de um alicerce que vem sendo construído desde 2018, e que este ano foi atualizado. Sabemos que Irati ainda está engatinhando no que diz respeito ao turismo, mas os primeiros passos foram dados. Queremos explorar de forma positiva os atrativos e acontecimentos (eventos) do município, mencionou Samanta.

De acordo com a turismóloga Darieli da Silva Gryczak Lubczyk, que dirige o Departamento de Turismo e Eventos, o Inventário da Oferta Turística é uma importante ferramenta de planejamento, pois oferece um panorama dos elementos e potencialidades que compõem o trade turístico do município, sendo assim uma importante ferramenta para auxiliar o gestor nas ações a serem realizadas para o desenvolvimento do Turismo na cidade. “Vale lembrar que ele não é utilizado somente pelo poder público, mas também: pelos turistas, em busca de informações sobre a região; estudantes, para realização de pesquisas e estudos; empresários, que têm como objetivo ter maiores informações sobre a cidade em que pretendem abrir um empreendimento, sendo ele do ramo turístico ou não, entre outros”, explicou Darieli.

SOBRE O INVENTÁRIO
O Inventário da Oferta Turística tem por objetivo levantar, identificar e registrar informações a respeito dos atrativos turísticos (histórico-culturais e rurais), atividades culturais, técnico-científicas e econômicas relevantes, bem como os equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura básica do município (saúde, educação, transporte, segurança, bancos, etc), infraestrutura de apoio ao turismo, entre outras variáveis como, mão-de-obra, entidades de classe, características socioeconômicas, tecnológicas, geográficas, além de outros elementos fundamentais que determinam a dimensão da sua oferta turística.

Este levantamento possibilita maior subsídio aos gestores públicos e instâncias de governança responsáveis pelo planejamento turístico municipal pautado na sustentabilidade, e também serve como base de informações atualizadas aos profissionais que atuam junto ao turismo.

O Inventário é um projeto que nunca terá fim, pois sempre haverá empreendimentos fechando e outros abrindo, o que obriga o órgão responsável por sua execução a uma permanente atualização dos dados preliminarmente coletados.