Francisco de Paula Pires

Coronel da Gurada Nacional, pioneiro na fundação de Irati. Fixou residência em Covalzinho antes de 1890. Primeiro comerciante estabelecido na área, trabalhou para a instalação do Distrito Judiciário de Irati em 1904, quando foi eleito peimeiro Juiz Distrital e Camarista. Renunciou mandato para lutar pela autonomia municipal, vitória obtida em 2 de abril de 1907. Prefeito de Irati 1912/1916, deixou lições de austeridade na administração pública. Empenhou-se na definição dos limites territóriais do Município. Grande Líder, espírito forte, humanitário, capacidade de ação e decisão, chefe político respeitadíssimo.

(ORREDA, José Maria - História de Irati - volume III - EDIPAR - Editora Sul-Oeste do Paraná - página 12 - 1981)