Prefeitura de Irati promove a I Feira do Autismo

Publicado em: 25/04/2024 14:09 | Fonte/Agência: Secom/Irati

Na terça-feira (23), a Prefeitura Municipal de Irati realizou a I Feira do Autismo, em parceria com a Faculdade São Vicente. A iniciativa teve como objetivo principal dar visibilidade às questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover políticas públicas voltadas para as pessoas autistas.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik destaca o trabalho conjunto entre várias secretarias e órgãos da comunidade para a realização da feira e no apoio contínuo para os autistas e suas famílias. “É fundamental conhecer e compreender as diferenças entre as pessoas. Uma das atividades de destaque da feira foi a caminhada sensorial, projetada para proporcionar experiências táteis e sensoriais diversas, estimulando o desenvolvimento e a interação dos participantes”, afirma Ieda.

Para o secretário de Assistência Social, Denis Cezar Musial, o principal objetivo do encontro foi sensibilizar a comunidade iratiense e despertar o olhar, o interesse, a empatia e o cuidado com essa população e se informar sobre o autismo e suas características.

“A feira foi um espaço de apoio abrangente para as famílias e indivíduos com autismo. É a primeira edição, numa iniciativa que visa, principalmente, dar evidência a pautas das pessoas com autismo, tratando o tema como uma política pública no Município de Irati para assim assegurarmos os direitos das pessoas com TEA”, explica Denis.

A secretária da Mulher, Criança e Pessoa Idosa, Marcia Mores ressalta a diversidade de serviços oferecidos gratuitamente durante o evento e a união da gestão pública para promover um momento de informação e acessibilidade. “Tivemos a confecção da carteirinha do autista, tipagem sanguínea e orientações sociais, jurídicas e educacionais, e da equipe da Secretaria de Saúde, além de encontros e palestras de formação”, complementa Marcia.