(42) 3423 2833
08h às 12h e das 13h às 17h
(Conforme Lei Nº 2176/2004 e suas alterações 2829/2009 - 3773/2013 - 4036/2014 e 4322/2017)
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania tem por finalidade estabelecer políticas, diretrizes e programas de segurança pública, defesa social, trânsito e serviços de transporte urbano rodoviário dentro do território do município de Irati, possuindo as seguintes atribuições:
I - Estudar, planejar, executar, controlar e fiscalizar as ações relativas à defesa e à segurança social do município;
II - Aplicar, coordenar e fiscalizaras políticas públicas de controle do trânsito nos termos do Código de Trânsito Brasileiro;
III - Assessorar o Prefeito e demais Secretários Municipais na coordenação das ações municipais de defesa social e trânsito;
IV - Promover a cooperação entre as instâncias federal e estadual, articulando-se com os demais órgãos da administração e com a sociedade, visando otimizar as ações nas áreas de segurança e trânsito;
V - Coordenar as ações de defesa civil no Município, articulando os esforços das instituições públicas e da sociedade;
VI - Exercer ação preventiva de defesa social em eventos realizados sob a responsabilidade de agentes públicos municipais; VII - Colaborar com a fiscalização municipal na aplicação da legislação referente ao exercício do poder de polícia administrativa; VIII - Promover em cooperação aos demais órgãos à fiscalização das vias públicas;
IX - Responder pelo serviço de proteção dos próprios municipais nos períodos de acesso público coletivo;
X - Coordenar as ações da Guarda Civil Municipal, previstas em estatuto próprio;
XI - Coordenar as ações dos Agentes de Trânsito, previstas em estatuto próprio; e
XII - Desenvolver outras atribuições correlatas que forem designadas pelo Prefeito Municipal ou atribuídas à Secretaria mediante decreto do Poder Executivo.
Departamentos Vinculados
Administrativo
De Cidadania
Sobre o Secretário
Lee Jefferson Souza