Prefeitura anuncia retorno parcial do transporte público

 

Publicado em: 04/02/2025 17:01 | Fonte/Agência: Secom/Ana Moraes

Whatsapp

 

Após liminar do TRT9, Transiratiense deve retornar com frota e horários reduzidos

Na tarde de hoje (04), a Prefeitura de Irati se pronunciou com relação à greve da empresa de transporte urbano, Transiratiense. Na oportunidade, o Prefeito Emiliano Gomes anunciou que foi determinada, por meio de liminar, a imediata suspensão da greve, com retomada das atividades de transporte público. Foi estipulada a volta de 60% da frota de ônibus em horários de pico e 40% em cada linha nos demais horários.

Trata-se de uma liminar proferida pelo Desembargador Marco Mansur, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - TRT9, que atendeu a demanda formulada pela empresa, com participação do Município. Assim que intimado, o Sindicato deverá cumprir a decisão e suspender a greve, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00.

Conforme o Prefeito, a administração trabalhou energeticamente desde o primeiro dia para contribuir com a finalização da greve, seja por meio de coletiva de imprensa, seja com notificações à empresa. Paralelamente, o município se habilitou em uma ação judicial, que agora resultou na liminar despachada pelo Desembargador.

O Prefeito Emiliano afirmou que duas estratégias estavam em andamento: a espera da liminar e a preparação de um contrato emergencial. “O contrato emergencial está pronto. Queremos deixar a população tranquila, porque, se acontecer novamente, será feita a contratação emergencial, garantindo que outra empresa mantenha o serviço rodando”. 

Emiliano destacou que essa decisão permite seguir com o Plano de Mobilidade Urbana e, na sequência, abrir uma nova licitação, seja para a empresa atual, seja para outras interessadas. “O que estamos resolvendo aqui não é um problema de uma semana, mas sim uma questão que perdura por décadas. Desde o primeiro mês de mandato, assumimos o compromisso de resolver a mobilidade urbana, garantindo um transporte de qualidade e, acima de tudo, reduzindo a tarifa”, completou.

O Procurador Geral do Município, Dr. Hermano Faustino, ressaltou que o sindicato, o município e a empresa serão formalmente intimados. “Qualquer descumprimento será remediado por meio do contrato emergencial, que já está pronto. Vamos acreditar que a empresa cumprirá com a determinação do TRT9, até que possamos, de fato, realizar a concessão definitiva, que é o plano do Prefeito Emiliano”, finalizou.

Com a decisão judicial, a Prefeitura garante a retomada parcial do transporte e mantém um plano emergencial para evitar novas paralisações. A administração segue acompanhando a situação enquanto estuda o novo processo de concessão definitiva do serviço.