Publicado em: 11/04/2014 00:00
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Irati iniciou a instalação de travessias elevadas que proporcionam mais segurança no trânsito para pedestres e motoristas. Recentemente, duas travessias foram construídas em frente a Escola Nossa Senhora das Graças e a Escola Municipal Francisco Stroparo. Na sequência do trabalho, mais seis travessias e três lombadas serão instaladas em diferentes pontos da cidade.
A diretora do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), Eliana Soares explica que apesar de auxiliarem tanto para a redução da velocidade dos carros, como para segurança do pedestre ao atravessar a rua, as travessias elevadas não podem ser utilizadas em todos os locais. Elas devem ser instaladas a pelo menos 60 metros de distância de outro dispositivo redutor de velocidade, e não podem estar em declives ou aclives, acrescenta.
Eliana destaca que todos os pedidos de instalação de travessias elevadas podem ser feitos para a Comissão de Trânsito que avaliará a viabilidade do projeto em determinado local. As duas travessias que foram feitas, em frente às escolas Nossa Senhora das Graças e Francisco Stroparo, atendem aos pedidos de pais e professores que entregaram abaixo-assinados para o prefeito Odilon Burgath, conta a diretora do Iratran.
Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos estão inclusas no cronograma de trabalho:
- duas travessias elevadas na Avenida Getúlio Vargas;
- lombada na Rua Pedro Moreira, próximo ao Pró-Morar;
- duas travessias elevadas na Rua Silvério Doniak, DER;
- lombada na Rua Albino Grigoletti;
- travessia elevada na Escola Camacuã;
- lombada na Rua Maria Scheiffer, Vila Nova;
- travessia elevada na Rua Padre Delile, Canisianas.
Secom Prefeitura de Irati