Publicado em: 24/04/2014 00:00
Coordenadores de escolas rurais de Irati, Mallet, Rio Azul e Teixeira Soares estiveram participando de uma apresentação do tema deste ano do Projeto Verde é Vida, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O encontro foi realizado na última terça-feira, 22, no salão do Centro Administrativo Municipal (CAM). Em Irati, o projeto é desenvolvido desde 2013 pelas escolas municipais Rosa Zarpelon, do Cerro da Ponte Alta, dos Colonizadores e da Linha Pinho.
Em 2014 o tema do projeto é o Solo e as escolas têm até o próximo dia 30 para apresentar os projetos. O coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes explica que o enfoque do tema é a produção de alimentos. O projeto trabalha a educação voltada para o meio ambiente. Este ano partiremos da premissa: Vamos proteger o solo e a sua riqueza!, nas atividades que as escolas parceiras irão promover com seus alunos e comunidade em geral, completa o coordenador.
A secretária Municipal de Educação de Irati, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi destaca que o Verde é Vida é uma ação socioambiental da Afubra e que trabalha com escolas do interior, promovendo reuniões pedagógicas, oficinas, palestras e visitas nas instituições de ensino. Além disso, anualmente é promovido um encontro para a apresentação dos projetos, acrescenta.
O prefeito de Irati, Odilon Burgath citou as mudanças no cenário populacional, no qual há 50 anos, 80% da população morava na área rural, e 20% na cidade, e hoje, este panorama se inverteu. Por isso este programa tem um grande valor dentro da nossa realidade, valorizando o meio ambiente e prestigiando as crianças, enfatiza Odilon.
Secom Prefeitura de Irati