Publicado em: 30/05/2014 00:00
A edição 2014 da Feira Iratiense Estudantil do Livro (Fiel) teve início ontem, quinta-feira, e está recebendo um grande número de visitações. A comercialização de livros também superou as expectativas. Durante a abertura da Fiel, foi realizada uma homenagem ao escritor iratiense, professor José Maria Orreda. Na noite de ontem, o escritor e jornalista Domingos Pellegrini ministrou palestra no Centro Cultural Clube do Comércio.
Durante a abertura oficial da Fiel, o prefeito de Irati, Odilon Burgath lembrou da importância que Orreda tem para a história do município. Quando falamos de livro em Irati, logo falamos em José Maria Orreda. Se nós temos história, se nós temos memória, isso se deve ao Orreda. Que nesta Fiel, além das grandes obras renomadas que todos aproveitem e leiam o que escreveu o professor. Assim estaremos lendo a nossa própria historia e a nossa formação. Em memória a ele, principalmente nessa edição, vamos cada vez mais nos reconhecer como iratienses através da leitura, declarou Odilon.
Diante de um público composto por crianças, adolescentes e adultos, o prefeito ainda citou obras que marcaram a sua vida. Existe um escritor também que é muito importante, chamado Rubem Alves. Ele falou uma vez que o livro é um brinquedo feito com letras. Eu gostaria que vocês memorizassem isso, e se pudermos levar essa mensagem para nossa vida também. O livro é o brinquedo feito com letras, completou.
Na noite desta quinta-feira, 29, Odilon esteve presente na palestra de Pellegrini e ressaltou que o escritor é muito premiado. Um grande jornalista, um dos grandes pensadores que combateram através da arte e da cultura a ditadura brasileira, que fez parte de um passado que nós não queremos mais na nossa vida, observou.
Segundo a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Basen, comparando este ano com a edição anterior, é possível dizer que em 2013 houve um resgate da Fiel. No ano passado foi um evento singelo e para esta edição nós tivemos grandes parcerias. Está sendo um evento muito produtivo com a presença de alunos de várias faixas etárias e da comunidade iratiense, e ainda contamos com a presença do grande escritor Domingos Pellegrini que também lotou o Clube do Comércio na noite desta quinta-feira, frisou.
A Fiel tem como principal objetivo a formação de novos leitores, mas de acordo com a secretária, também tem a finalidade de preservar a memória. Quando falamos em escritores que não estão mais presentes em vida, estamos preservando a memória. Então com a Fiel estamos agraciando os amantes da literatura com exposição, manuseio e venda de livros e também, valorizando os escritores locais, além dos nacionais e mundiais, pois temos expostos livros de vários autores, complementou Claudete.
Além da organização da Fiel por parte da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico e da Secretaria Municipal de Educação, são parceiros: Núcleo Regional de Educação; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs); Fundação Denise Stoklos; Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Clube do Comércio.
Nesta sexta-feira, 30, às 19h, haverá lançamento do livro A Linguagem Artística na Educação Infantil, da professora Sandra Pietrobon.
Confira a programação do final de semana:
31 DE MAIO
Sala 1 (Principal)
20h Filme Gigi, no Cine Clube
_______________________________
Sala 4 (Cinema)
14h, 15h e 16h Curtas
01 DE JUNHO
Sala 1 (Principal)
20h - Peça Teatral Do Cão Fez-se o Dia, com a Inominável Companhia de Teatro de Curitiba
_______________________________
Sala 4 (Cinema)
14h, 15h e 16h Curtas
Secom Prefeitura de Irati