Publicado em: 03/07/2014 00:00
A Agenda de Comemorações para os 107 anos da cidade de Irati segue movimentada. A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, inaugura nesta sexta-feira às 20h o espaço Cultural na Prefeitura Municipal de Irati, com a exposição Fotografe Irati com fotos dos alunos do curso de fotógrafo do Pronatec, pelo Senac.
Com a inauguração do espaço na Prefeitura Municipal, Irati ganhará mais um local para valorizar e divulgar o trabalho artístico dos promotores de arte e cultura da cidade. O Prefeito Odilon Burgath, destaca a importância de que Irati ganhe um novo espaço cultural. Irati, possui uma cultura muito rica. São muitos artistas, muitas fotos, esculturas e materiais que precisam serem conhecidos. Com esse novo espaço, quem sai ganhando é a população iratiense, é uma conquista nossa, que vem a contribuir e somar para o desenvolvimento cultural da cidade, explica Odilon.
A Secretária da Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Basen, relata a importância de um novo espaço em Irati. A arte e a cultura são instrumentos poderosos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico, social, turístico e humano de uma cidade. Irati, ganha agora um novo espaço para divulgar a arte. O espaço que tínhamos na Casa da Cultura para exposições fica com frequência com a agenda lotada. Nesse sentido a partir do dia 04 de julho, às 20 horas, com a Exposição "Fotografe Irati" de Fotos de Alunos do Curso de Fotógrafo do Pronatec. Irati ganha um novo espaço para divulgar as obras culturais na cidade, explica Claudete.
A exposição será aberta para toda a população iratiense interessada em apreciar os bens culturais do município. Os interessados em agendar novas exposições deverão procurar a Casa da Cultura, localizada na rua XV de Julho, 329 ou pelo telefone (42) 3907-3157, com Cristiane e Dias.
Curso de Fotógrafo do Pronatec
A exposição que acontece nesta sexta-feira, será realizada como apresentação dos trabalhos realizados durante quatro meses de curso. Os 25 alunos, vão expor mais de 50 fotos que foram produzidas durante as 210 horas de produção. Durante o curso foram feitas as aulas de história da fotografia, tipos de câmeras analógicas e digitais, técnicas fotográficas, técnicas de iluminação e flash, teoria da cor, composição e enquadramento, fotografia digital e formato de arquivos e edição de imagens.
O professor James Marçal, conta o que repassou aos seus alunos durantes os quatro meses de aula. O mais importante que eu tentei repassar, foi o fato de desenvolver um olhar fotográfico de forma de não simplesmente produzir fotos bonitas, mas sim produzir fotos que tenham um conteúdo e uma mensagem, pois tirar foto não é apenas saber a técnica, fotografar é contar uma história sem legenda através de imagens, diz James.
Texto: Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati