Novo ginásio de esportes começara a ser construído

Publicado em: 27/03/2012 00:00

O prefeito em exercício Laudelino Antônio Filipus assinou, neste dia 27, a ordem de serviço para o início das obras do Ginásio Municipal José Richa, que será edificado na Avenida Perimetral João Stoklos, em terreno de 9.293 m². Este novo espaço esportivo terá 4.961,55 m² de área construída e capacidade para três mil pessoas, permitindo que Irati receba competições de nível nacional em diversas modalidades. O novo ginásio terá maior capacidade e oferecerá mais conforto aos atletas, afirmou Filipus. O secretário municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski, lembra que além de maior capacidade, este ginásio terá quadra nas dimensões oficiais e que a obra influenciará positivamente a vida das novas gerações. Como o Batatão foi importante há 40 anos, este novo ginásio também vai marcar a história do nosso Município, disse. O secretário defende que o jovem aprende nos jogos a tomar atitude, a respeitar o próximo e é onde tem seu primeiro contato com as leis. Amplo e moderno, o ginásio de esportes que começa a ser edificado terá quadra poliesportiva, arquibancadas, palco, camarim, coxia, lavanderia, depósitos, vestiários, sala de lutas, sala de yoga, sala de ginástica, salas multifuncionais, sanitários, galeria de troféus, sala de primeiros socorros, biblioteca com internet, área administrativa e pátio coberto com 234,5 m². Contará ainda com estacionamento com 170 vagas, em área de 5.299,00 m², e completo projeto de paisagismo. O secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, explica que o projeto do ginásio prevê a instalação de 2.800 cadeiras fixas e numeradas, conforme padrão determinado pelo Estatuto do Torcedor. Também que este espaço esportivo terá acessibilidade, elevador, iluminação adequada, piso emborrachado e cobertura com efeito termoacústico. Será um ginásio bem moderno, diferenciado e multiuso, diz Ditrich. Ele acrescenta que a obra contempla salas especiais para a prática de diferentes tipos de esporte como lutas e ginástica olímpica e um palco para shows e eventos, que poderão ser realizados no interior do ginásio ou na parte externa. O prefeito Sergio Stoklos enfatiza que Irati merece e precisa de um espaço esportivo desta dimensão e que a execução da obra será significativa para o esporte, a cultura, o lazer, a saúde e a economia. Ele lembra que não apenas Irati, mas toda a região será beneficiada com o Ginásio Municipal José Richa. O nome do ginásio, segundo Stoklos, foi escolhido como forma de reconhecimento ao trabalho do governador Beto Richa e de seu pai na região. Esta denominação depende ainda de aprovação pela Câmara Municipal de Irati para que seja oficializada. Para a edificação do Ginásio Municipal José Richa o investimento será de R$ 7,3 milhões. Os recursos para a obra provêm de uma operação de crédito realizada pelo Município junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, Sedu/Paranacidade e de verba própria do Município. Ginástica Olímpica Boas parcerias já começaram a ser definidas graças à construção do ginásio. Segundo informações de Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Irati terá um Centro de Excelência em Ginástica Olímpica. Cerca de R$ 1,5 milhões deverão ser investidos pela Federação Paranaense de Ginástica em equipamento que permitam o desenvolvimento desta modalidade esportiva. O Centro de Excelência já é o primeiro resultado positivo que o ginásio está trazendo, antes mesmo de sua edificação, diz Ruteski. E ele complementa, graças a três anos ou mais de empenho do prefeito Sergio para conquistar este ginásio para Irati. Presentes A ordem de serviço para o início das obras do ginásio de esportes foi dada pelo prefeito em exercício à empresa Stafim Execuções de Obras Ltda. A solenidade contou com a participação de secretários municipais, chefes de escritórios regionais do Estado DER, Núcleo de Educação, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Esporte, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social , integrantes do Rotary Club, membros da imprensa e representante da Câmara Municipal.