Publicado em: 24/07/2014 00:00
Igreja São João e São Sebastião, em Irati, recebem visita técnica
Na última sexta-feira, 18, a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Bassen, e sua equipe, fizeram uma visita à Igreja São João e São Sebastião que fica situada na comunidade do Taquari, município de Irati, para averiguar alguns pontos que precisam de melhorias. A solicitação foi feita pelo Pároco Athanagildo Vaz Neto, junto com membros da comunidade de Água Clara e Taquari, que estão preocupados com o estado da torre e a pintura de dentro da igreja.
Construída na década de 50, a igreja abriga uma verdadeira obra de arte, chamada de pintura Sacra, feita por Antonio Petrek, artista plástico de Rio Azul, nascido em junho de 1929 e falecido recentemente em janeiro de 2011. Nas pinturas, Petrek representa assuntos ou personagens religiosos, sendo todo interior da igreja tomado por sua inspiração. O artista de origem humilde, não cobrava pelos seus trabalhos e trabalhava em troca pouso e alimentação, fornecida pela própria comunidade onde estava trabalhando.
Muitas histórias acompanham a igreja, que são relembradas com carinho pelo Senhor Adão Surek, que foi vizinho da igreja desde que ela foi construída. Lembro como se fosse hoje a igreja sendo construída. Eu era piá ainda, e como morava do lado, ia lá querendo ajudar, relembra Adão. Sua esposa, Marlene Surek, que morou durante 32 anos ao lado da igreja, conta que foi zeladora e tem um carinho muito grande por ela. ?? muito triste ver o estado que a igreja se encontra, tem um valor muito importante para a comunidade. O restauro dela seria de grande valor para todos. Quando era zeladora da igreja, cuidava dela como se fosse minha própria casa, conta emocionada.
Claudete Bassen pediu à equipe que avaliou a igreja durante a visita, que haja cuidado para durante a preservação das pinturas, que participam da memória do estado, e, que as comunidades zelem pelas suas igrejas. A conscientização da preservação cultural deve ser exercida para preservar as igrejas. Novas podem ser construídas, mas as construções históricas não podem ser alteradas e nem destruídas. ?? importante que seja repassado para encantar novas gerações, explica Claudete.
Na visita pela equipe técnica, foi discutida uma possível limpeza da pintura do forro e constatado que a torre está danificada devido ao zinco que foi colocado na sua última reforma em 2002, portanto, deverá ser feita a restauração total desta parte, que está apodrecendo.
César Jr.
Secom Prefeitura de Irati