Secretário de Indústria e Comércio participou de encontro nacional de incentivo às micro e pequenas empresas

Publicado em: 04/04/2012 00:00

O secretário de Indústria e Comércio, José Tadeu Jenczmionki, participou do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que ocorreu durante os dias 27, 28 e 29 de março, em Brasília. O evento discutiu a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/06). Jenczmionki explica que através da criação da Lei Municipal 2.959/09, Irati faz parte de uma pequena minoria dos municípios brasileiros que já se adaptaram a lei. O principal benefício se refere à formalização dos empreendimentos. Em Irati já temos um trabalho em andamento de concretização das políticas públicas que irão, além de estimular os micro e pequenos empresários, promover ações que visem a sustentabilidade econômica, social e ambiental, declara. O secretário cita que o ramo das pequenas empresas está em pleno desenvolvimento no país, sendo fundamental o incentivo e implantação de mecanismos para a sua consolidação. A nova lei interfere diretamente na redução da burocracia que tanto atrapalha a instalação de novos negócios. Ela também cria e melhora a prática tributária para os pequenos negócios, estimulando o crescimento da competitividade das empresas locais, afirma. Segundo Jenczmionki, o Município pode ir além, oferecendo acesso à inovação e a tecnologia. Esses são dois critérios fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Proporcionar aos pequenos negócios o acesso a essas práticas irá torna-los altamente competitivos, atribui. Ele afirma ainda que a facilidade de acesso ao crédito e aos serviços financeiros é imprescindível no apoio ao micro e pequeno empreendedor. Estamos organizando um comitê gestor no município em parceria com o Sebrae, contamos ainda com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati, na implantação e consolidação das políticas de apoio ao empreendedor, salienta. O secretário frisa que o Município está atento às normas e visa, por meio das necessidades existentes, ativar e alavancar a economia local. Em Irati o trabalho vem se estruturando, temos já uma lei municipal que trata do assunto. Em breve estaremos oferecendo diversos mecanismos de crescimento e fortalecimento do micro e pequeno empreendedor através da sala do empreendedor. O município já conta com cinco agentes de desenvolvimento capacitados pelo Sebrae, que irão instruir na implantação da Lei Geral de Incentivo e Desburocratização dos Pequenos Negócios, conclui Jenczmionki.