Publicado em: 20/08/2014 00:00
As doenças virais, transmitidas através de um agente transmissor, são facilmente espalhadas se não prevenidas de maneira correta. A Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna, na maioria dos casos. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica de Dengue ou Dengue Hemorrágico. ?? a virose urbana mais difundida no mundo. Com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. ?? uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria Municipal de Saúde, orienta a toda a população para que fique atenta aos sintomas da doença e que elimine todos os focos do mosquito em suas residências. O Aedes aegypti, se reproduz em qualquer ambiente em que estiver água parada, por isso a atenção da população é fundamental para eliminar os focos do Aedes aegypti.
Os cuidados com a dengue devem ser tomados durante o ano todo, apesar do mosquito ter maior facilidade de reprodução em temperaturas elevadas. Irati, teve confirmado este mês, o primeiro caso da enfermidade do município. As ações preventivas contra o agente transmissor, devem ser tomadas por todos em parceria da população, com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde. Nós precisamos trabalhar em parceria e pedimos a ajuda de todos. Precisamos principalmente do apoio da comunidade Iratiense e de outros órgãos competentes. ?? importante que a comunidade se sensibilize e exerça o seu papel quanto a prevenção de possíveis focos, que facilitam a procriação do mosquito, eliminando estes de sua residência, lotes, imóveis, reduzindo assim, a possibilidade de propagação da doença, avalia o Secretário Municipal de Saúde, Anderson Sprada.
Confira algumas informações sobre a dengue
MODO DE TRANSMISS??O
A transmissão se faz de pessoa a pessoa através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas do dengue.
SINTOMAS
A doença tem início súbito, com febre alta, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, perda do apetite, náuseas, vômitos, prostração, além de manchas vermelhas na pele.
TRATAMENTO
Não há tratamento específico para o dengue. As medidas terapêuticas visam à manutenção do estado geral do paciente. Não devem ser usados derivados do ácido acetilsalicílico para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos.
ONDE VIVE O AEDES AEGYPTI
Em todo lugar onde existe água parada e limpa, em qualquer tipo de recipiente que acumule água. Exemplos: bacias, baldes, bandejas de escorrimento de geladeiras, barris, buracos de árvores, calhas de telhados, canaletas, drenos de escoamentos, garrafas, latas, panelas, pneus, potes, pratos, tambores, tanques, cisternas, urnas de cemitérios, vasos de flores, vidros, caixas dágua, copos descartáveis, casca de ovo, tampa de garrafa. Os locais preferidos para abrigo são armários e lugares escuros dentro de casa. No ambiente externo prefere lugares frescos e sombreados.
COMO ?? O ATAQUE
A fêmea do Aedes aegypti tem hábitos diurnos, pica as pessoas nas primeiras horas do dia e no final da tarde. Ataca preferencialmente no ambiente doméstico ou peridoméstico, uma vez que as maiorias dos criadouros se encontram dentro das casas ou em seus arredores.
COMO PREVENIR A DOEN??A
Ainda não existe vacina contra o dengue, por isso a única garantia para que não ocorra a doença é a ausência do mosquito transmissor. Várias medidas preventivas, individuais ou coletivas, devem ser:
Eliminar os criadouros do mosquito;
Manter bem tampados os recipientes de armazenamento de água;
Remover e dar um destino adequado ao lixo;
Proteger-se de picadas do mosquito através de repelentes de insetos, mosquiteiros, telas em portas e janelas;
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati