Torneio do Trabalhador 2012 abre inscrições

Publicado em: 10/04/2012 00:00

Estão abertas até o próximo dia 18, as inscrições para o 44º Torneio do Trabalhador de Irati, na sede da Secretaria Municipal de Esportes, localizada no Ginásio Municipal Augustinho Zarpellon Junior (Batatão). Poderão se inscrever times que representam a indústria, o comércio, e também profissionais liberais, autônomos, trabalhadores rurais e outras instituições profissionais que abrangem o município. A inscrição para cada time participar do torneio é a aquisição de 20 cartelas de bingo, ao preço unitário de R$ 5, concorrendo a quatro prêmios, entre televisores, bicicletas e valores em dinheiro para cada rodada, sorteados no domingo, 06 de maio. A abertura oficial do Torneio do Trabalhador 2012 será no próximo dia 27 de abril, sexta-feira, às 19h30, no Estádio Municipal Abraham Nagib Nejm, local que concentrará todas as atividades do evento. No sábado, dia 28, o torneio prosseguirá normalmente. Dia 29, domingo, em função concurso público municipal organizado pela Prefeitura de Irati, excepcionalmente não haverá torneio, visto que muitas pessoas irão participar do mesmo, tanto como inscritos ou como auxiliares na sua organização. O 44º Torneio do Trabalhador recomeça na terça-feira, dia 1º, dia em que haverá o tradicional almoço de confraternização, com churrasco e outros acompanhamentos. As finais serão disputadas nos dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo, no estádio municipal. Maiores informações pelo telefone 3907 3168. Competição deverá ter mais de 80 equipes A expectativa dos organizadores do 44º Torneio do Trabalhador é reunir mais de oitenta equipes, a exemplo do que ocorreu em 2011, quando 86 delegações participaram da competição. Hoje, o Torneio do Trabalhador de Irati é um evento que agrega uma expressiva participação popular, onde temos cerca de duas mil pessoas envolvidas diretamente com a área esportiva, entre atletas e organização, e um público que ultrapassa cinco mil pessoas circulantes no dia 1º de maio, quando comparecem ao estádio familiares e amigos dos participantes, bem como visitantes de um modo geral comenta Antonio Celso de Souza, conhecido como Xoxolo, que é chefe do Departamento Municipal de Esportes de Irati. Xoxolo explica ainda que o torneio divide as equipes nas categorias formal, que reúne trabalhadores que possuam carteira profissional, e informal, onde atuam os profissionais autônomos, liberais e trabalhadores rurais. Há ainda a categoria feminina, que já existe há quatro anos e que em 2011 contou com quatro equipes: Caminhos do Paraná, Yazaki, América e Assifusa (Associação Iratiense de Futebol de Salão). No dia 1º de maio, no Estádio Municipal, haverá comercialização de bebidas e comestíveis durante o dia todo, mas quem quiser também poderá almoçar no local ou adquirir a comida para levar. A promoção do Torneio do Trabalhador 2012 é uma parceria entre a Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica. Torneio teve início com SESI e Trabalhadores nas Indústrias de Madeira A tradição das competições de 1º de Maio, em homenagem ao Dia do Trabalho, remete ao ano de 1969, com a realização do 1º Torneio do Trabalhador, uma parceria entre o SESI de Irati e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Madeiras que, na época, tinha outro nome. Quem detalha é o professor, historiador e entusiasta do esporte iratiense, José Maria Orreda. Segundo ele o SESI chegou a Irati em 1953, com abastecimento de gêneros alimentícios, mas a seção de esportes iniciou em 1968. Orreda relata que o Torneio do Trabalhador de Irati começou como uma organização que mereceu crédito e continuidade. Com o lema Pela Paz Social no Brasil, o SESI tinha por objetivos também promover a saúde e a recreação entre os trabalhadores e seus dependentes, e o dia 1º de maio era uma data marcante que deveria ser comemorada, enfatiza. O SESI foi a entidade que patrocinou, de 1969 a 1988, o pagamento de todas as despesas destes eventos, como aluguel de campo, arbitragens, bolas, troféus, medalhas, convocação de reuniões, expedição de boletins aos clubes, divulgação de resultados, e várias outras atribuições, através de sua estrutura funcional, destaca o professor. Desta forma, a primeira edição do evento aconteceu em 1º de maio de 1969, no Estádio Fioravante Slaviero, pertencente ao Clube Atlético União Olímpico, reunindo não mais que dez equipes. José Maria Orreda, que era responsável pela Seção de Esportes do SESI desde 1968, permaneceu à frente do setor por cerca de 20 anos. Ele esclarece que, inclusive, o primeiro calendário de promoções do Serviço Social da Indústria no Paraná aconteceu em Irati. O 2º Torneio do Trabalhador, em 1970, foi também realizado no estádio do Olímpico, mas ao longo de suas mais de quatro décadas de existência, passou pelo Estádio Coronel Emílio Gomes, do Iraty Sport Club, e teve também várias edições realizadas no Campo do Gomes, um espaço bastante conhecido do iratiense que acompanhou o futebol local de algumas décadas atrás. Em 1986, com a inauguração do Estádio Municipal, no dia 1º de maio daquele ano, o Torneio do Trabalhador fixou-se naquela praça esportiva sendo, desde então, realizado no mesmo espaço até hoje. O estádio ganhou o nome de Abraham Nagib Nejm em homenagem ao jogador de futebol de campo nas décadas de 30 e 40, que integrou o time do Iraty, e que é reconhecido até hoje pelos profissionais do ramo, por sua habilidade e disciplina nos gramados. Foto histórica (acervo: José Maria Orreda) Abertura oficial do 1º Torneio do Trabalhador realizado em 01/05/1969. Moças representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Madeiras.