Publicado em: 26/08/2014 00:00
Na última terça-feira, 19, foi realizada a Assembleia de Fundação da Associação Comunitária da Vila Matilde, na sede do IFPR. Participaram em torno de 30 pessoas entre moradores, alunos, professores e representantes de entidades.
A criação da associação é uma proposta dos próprios moradores os quais perceberam que é importante organiza-la para garantir melhorias para a vida comunitária. Segundo eles, havia uma discussão de criá-la desde estruturação da Vila há mais de 10 anos. Com o apoio da prefeitura os moradores puderam, por intermédio do DESOL (Departamento de Economia Solidária), buscar junto a Associação Coragem (Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária) e do IFPR (Instituto Federal do Paraná), o auxilio para a organização e fundação da mesma.
A pedagoga Taís Regina Denhuke, integrante da Associação Coragem e, coordenadora da Rede Feminista coloca que foi muito bom ter colaborado para elaboração da associação. Antes da fundação da associação houve uma boa preparação e assim aconteceram diversas reuniões onde foram discutidos vários assuntos de relevância sobre a importância na organização comunitária e a partir disto foi realizado um planejamento com o mapeamento geográfico estrutural e de potenciais parcerias e um levantamento das prioridades do bairro que culminou com a redação do Estatuto, explica Taís.
A associação terá como finalidade reivindicar as necessidades da comunidade junto aos gestores públicos, promover e contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico, ambiental e bem-estar da comunidade no trabalho com crianças, adolescentes, mulheres, jovens e idosos proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida, entre outras.
Além de reivindicar melhorias para a comunidade, a associação comunitária deve ser um espaço de diálogo na construção coletiva, o diretor do Departamento de Economia Solidária, Rodrigo Souza, salienta a importância da criação da associação. Esse grupo, deve atuar ativamente na sociedade e junto a entidades públicas e privadas desenvolver ações na conscientização sobre os direitos sociais e no acompanhamento e construção de políticas públicas a partir das necessidades da comunidade, completa Rodrigo.
A Associação também poderá desenvolver atividades para arrecadação de doações, execução direta de projetos, programas ou planos de ações na celebração de convênios, contratos e outros instrumentos.
Na pauta da assembleia estava o estatuto que foi lido, discutido e aprovado e a eleição da diretoria. Segundo a presidente eleita Maria Oliveira, na próxima reunião será feito o planejamento das ações. A fundação da associação foi importante para unir os moradores e para poder exigir do poder público melhorias para o bairro. As entidades que estavam presentes (CORAJEM, IFPR e DESOL que representa a Prefeitura Municipal) ficaram comprometidas em continuar apoiando com assessoria para a consolidação do planejamento, inclusive na possibilidade da organização de uma horta comunitária de alimentos e plantas medicinais e em atividades de capacitação cidadã e de renda para as mulheres e com a juventude da comunidade, finaliza Maria.
As reuniões da associação acontecerão periodicamente e as assembleias ordinárias anualmente.
Confira a diretoria da Associação Comunitária da Vila Matilde
Presidente: Maria Jozilda de Oliveira;
Vice-Presidente: Agostinho Bonfim;
Secretária: Juliana Pinto Viechinieski;
Vice Secretário: Avacir de Brito;
Tesoureiro: Carlos Cabral;
Vice tesoureiro: Danieli Soares Oliveira Prado;
Para o Conselho Fiscal foram eleitos, como titulares:
Anderson Luis de Lima Prado; Ana Jurema Anciutti; Joao Cabral;
E como suplentes: Valdir dos Santos; e Jose Claudir Bomfim.
Secom Prefeitura de Irati