Secretaria de Meio Ambiente mobiliza equipe para atividades multifuncionais em escolas

Publicado em: 13/04/2012 00:00

Durante esta semana, uma equipe da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente está realizando uma série de ações na Escola Municipal Tancredo Martins. São trabalhos como poda e corte de árvores, capinagem e limpeza do terreno. Nas últimas semanas diversas outras escolas e centros municipais de educação também tiveram serviços de manutenção e melhorias. O prefeito Sergio Stoklos, salienta que as melhorias na educação são uma busca constante da administração. Nosso objetivo é oferecer ao aluno um lugar agradável e seguro, um ambiente propício para que ele desenvolva suas atividades escolares com vontade e dedicação, afirma Stoklos. O secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, conta que os trabalhos da equipe vão além das atribuições do setor. Exemplo é que na Escola Municipal Tancredo Martins, a calçada em frente à instituição foi recomposta e deverá receber melhorias de paisagismo. Árvores que ofereciam riscos aos alunos também foram cortadas. Colocamos as equipes para trabalharem conjuntamente nos locais, dessa forma todos os serviços são realizados. Quando alguma ação não é da nossa incumbência encaminhamos para o setor responsável, mas fazemos um levantamento geral de todas as situações necessárias nas instituições, cita o secretário. A diretora da escola, Sonia Terezinha Zanlorensi, comenta sobre os serviços que estão sendo feitos. Nosso pátio é muito grande, apenas os funcionários da escola não dão conta de manter tudo em ordem. Os trabalhos vêm sendo feitos com todo o cuidado pela equipe, não foi preciso fazer nenhuma remodelação nos horários ou costumes dos cerca de 200 alunos. As iniciativas pela Secretaria estão ocorrendo e a rotina escolar continua a mesma, destaca Sonia. Projeto piloto Outro trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente está executando é o preparo de uma área dentro do pátio escolar para a implantação de uma horta orgânica, que além de melhorar a merenda escolar, servirá também de material pedagógico aos alunos. Stoklos cita que a alimentação cedida nas escolas já possui um alto grau nutritivo, mas que a implantação de uma horta própria, acrescenta na alimentação e nas práticas educacionais do aluno. ?? um projeto que une toda a escola e expande conhecimento e costumes para uma vida toda. Os alunos aprendem a ter hábitos saudáveis, acompanham o crescimento e desenvolvimento das plantas e se tornam ainda disseminadores dessas práticas, enfatiza Stoklos. O funcionário da Secretaria e aluno do curso de Agroecologia, Alessandro Trybek, está participando da preparação do terreno da horta que deverá ter uma área de cultivo de 160 m2. Colocamos uma terra rica em matéria orgânica que irá favorecer para que as plantas aqui cultivadas cresçam fortes e saudáveis, visto que, não serão usados agrotóxicos ou insumos na horta, destaca Trybek. A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente pretende propor ao curso de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Irati, uma parceria para o desenvolvimento do projeto na Escola Municipal Tancredo Martins. Ramos conta que na horta serão cultivadas hortaliças, verduras e frutas. Temos algumas mudas frutíferas que já estão reservadas para compor o pomar. A procedência das outras sementes e mudas ainda não foi definida porque esperamos outros pareceres, afirma o secretário.