Publicado em: 23/09/2014 00:00
Nesta quinta-feira, 25, às 9 horas, na Associação da Prefeitura, ocorre a formatura do Programa Educacional de Combate as Drogas e a Violência (Proerd), com aproximadamente 350 alunos, de 11 escolas municipais de Irati. São estudantes do 5° ano do ensino fundamental, que tiveram onze encontros, onde foram abordadas lições de defesa a todos os tipos de drogas e violência existentes em nossa sociedade.
O Proerd é um programa educacional que envolve a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar. A Secretária de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, destaca a importância do trabalho conjunto. Essa parceria entre o município e a Polícia Militar vem de anos em Irati. Através desses encontros, realizados em aproximadamente três meses, os alunos podem ter uma formação específica sobre o assunto, oferecidas por policial militar, relata Claudia.
Vale ressaltar que existem três tipos de violência, a física, a verbal e a psicológica. Portanto, o programa oferece orientações sobre o bullying, violência doméstica, pedofilia, etc. O instrutor municipal e policial militar do Proerd, Cabo Xavier, conta que os verdadeiros policiais são os pais. Vale lembrar que os pais são as primeiras pessoas a identificar sobre as mudanças de comportamento nos jovens. Em nossos encontros, nós ensinamos aos alunos a criar mecanismos de defesa, para que saibam os males causados pelas drogas e pelos diversos tipos de violência. Lógico que todo cidadão tem o direito de escolha, porém, com esse conhecimento eles poderão fazer essa escolha conhecendo os prejuízos causados por suas ações, conclui Xavier.
Augusto Travensolli
Jornalista
Secom Prefeitura de Irati
Fotos: Arquivo/Formatura Proerd