Publicado em: 23/10/2014 00:00
O município de Irati possui em sua rede municipal de ensino, 40 escolas, sendo estas espalhadas por toda extensão territorial da cidade. Uma dessas instituições de ensino é a Escola Mafalda Sotti Lopes, localizada na Vila Raquel.
Os moradores desta comunidade têm em seu bairro, através da escola, um espaço de referência, amplo e confortável para deixar seus filhos enquanto estão trabalhando. Para 2015, há um projeto da Secretaria Municipal de Educação, para ampliar a demanda das seis turmas, sendo contemplados alunos, desde o berçário até o primeiro ano.
A Secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, explica o objetivo do projeto. Essa nova proposta para a Escola Municipal Mafalda Sotti Lopes tem por objetivo proporcionar um atendimento aos alunos em tempo integral proporcionando a toda comunidade da Vila Raquel e do entorno um ensino diferenciado, pois as crianças estarão frequentando a escola no mínimo 7 horas tendo assim acesso às áreas do conhecimento, arte, recreação e brincadeiras. Estamos com grandes expectativas com esta nova proposta nesta escola, principalmente porque as matrículas haviam diminuindo significativamente nos últimos anos. E para 2015, através do cadastramento feito na Secretaria Municipal de Educação, já há mais de 50 crianças cadastradas do berçário ao 1º ano, havendo ainda vagas, principalmente para o 1º ano, conta Claudia.
A Escola Mafalda Sotti Lopes é uma referência importante para a comunidade de Vila Raquel. Segundo a coordenadora, Marília R. Bastos Maciel a Mafalda possui uma importância fundamental, e pra nós é um desafio manter essa escola funcionando, por isso, fizemos para 2015, um projeto para atender as crianças em tempo integral. Vamos atender crianças de 0 a 5 anos, do berçário até o primeiro ano, para darmos essa continuidade. Desejamos que os moradores da nossa região, conheçam e valorizem a Escola Mafalda, não optando por escolas em outras localidades, e matriculem seus filhos aqui, pois, temos uma ótima estrutura e professores qualificados para atender a demanda de nossa comunidade, fala Marília.
Com o novo projeto, a Escola Mafalda, passará atender em tempo integral atendendo as crianças das 8h às 17h, oferecendo três alimentações diárias para as crianças. Marizane da Cruz, não tem nenhum de seus filhos estudando na comunidade, porém, em 2015, com o projeto de revitalização da escola, Marizane matriculará seu menino de quatro anos para estudar na escola que fica em frente à sua casa. Para ano que vem o pequeno vai para a escola, esse projeto é ótimo, pois, eu sei que as crianças vão estar bem cuidadas, além disso, o colégio fica em frente à minha casa, conta Marizane.
Gabriel, de cinco anos já estuda na Escola Mafalda, e o novo funcionamento do colégio agradou a sua mãe, Marli Teresinha da Luz dos Santos. Nós sabemos que aqui nossos filhos estarão sossegados, e bem cuidados, então é muito bom saber que podemos ter uma escola funcionando aqui pertinho de casa, diz Marli.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati