Publicado em: 29/10/2014 00:00
O XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas chega a Irati no dia 15 de novembro e promete reunir mais de 24 grupos ucranianos nacionais, oriundos das regiões sul e sudeste do Brasil, com a participação de aproximadamente 700 dançarinos e membros de grupos culturais, vindos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além dos países vizinhos, Paraguai e Argentina, e da própria Ucrânia.
O evento surgiu da ideia de reunir os Grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil em um único espetáculo. O principal objetivo do Festival é manter viva a tradição cultural e folclórica, bem como, promover a integração e o entrosamento entre os grupos.
Nas suas oito primeiras edições, o Festival levou o nome de Festival Nacional de Dança Ucraniana Hopak, pois, cada grupo apresentava a mais tradicional dança ucraniana: o Hopak. A partir do ano de 2002 (IX edição), passou a ser o Festival Nacional de Danças Ucranianas, onde cada grupo traz uma dança diferente para ser executada, oferecendo ao público presente um incrível espetáculo, representando as mais diversas regiões da Ucrânia.
A realização do evento em Irati, além de enriquecer a cultura local e regional, pretende divulgar a nível internacional a existência de comunidade tão organizada de descendentes de ucranianos e simpatizantes da cultura. De mesma forma, sob o ponto de vista econômico, o Festival poderá fomentar o comércio local.
O XXI Festival Nacional de Danças Ucranianas, acontece dia 15 de novembro às 19h no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpelon Junior, a entrada custará R$5,00 mais 1k de alimento.
Grupo Folclórico Ivan Kupalo
O Grupo Folclórico Ucraniano de Irati foi criado em 1976, por iniciativa do Dr. Jaroslau Scrobot e sua esposa Helena Scrobot, juntamente com apoio de outras famílias da cidade, consolidando um antigo desejo da comunidade no município. Inicialmente o grupo contava com cerca de 60 componentes entre jovens e crianças, teve mais quatro diretorias e manteve-se ativo por cinco anos.
Nove anos depois, em 1985, por interesse do Grupo de Jovens da Paróquia Imaculado Coração de Maria em reativar o Grupo Folclórico Ucraniano, e encabeçados pelos Srs. Ambrosio Bulka, Mariano Saldan e Estefano Strujak o grupo foi reativado, somente com dançarinos adultos, sendo que em 1989 iniciou-se o grupo infantil.
Em 1989, após reunião com todos os componentes foi escolhido o nome Ivan Kupalo, sugerido pelo jovem Eraldo Luis Cordeiro. Ivan Kupalo é personagem mitológico dos eslavos, adorado pelos jovens na era pagã, onde faziam seus pedidos principalmente relacionados a conquistas amorosas, era tido como o deus do amor e da fertilidade.
Em sua homenagem, era erguida uma grande fogueira, na qual os jovens jogavam gravetos, pedindo ao deus Kupalo que lhe trouxesse um amor.
O Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo vem, desde então, levando a tradição e a cultura ucraniana, por meio de sua dança folclórica, para as mais diversas regiões do Sul do Brasil. ?? formado por jovens e crianças descendentes de ucranianos, ou por pessoas que simpatizam com a cultura onde se preocupam com a divulgação e preservação da cultura ucraniana.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati