Publicado em: 00/00/0000 00:00
Na noite desta quinta-feira, 13, na Capela São Francisco, foi realizada uma reunião, para o resgate do Teatro da Paixão de Cristo em Irati. O encontro, foi um importante momento para que fossem discutidas metas e ações para que em 2015 o tradicional teatro seja retomado.
Na reunião, foi apresentado, pelo diretor do teatro da paixão, Célio Marcos de Oliveira, Quinho, um breve histórico das apresentações, explicando sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo grupo. O teatro apresentou um total de 20 edições em Irati, sendo referência estadual, e em 2009, o grupo encerrou suas atividades devido as dificuldades financeiras para manter a estrutura do evento. Tínhamos em nosso grupo, cerca de 30 pessoas que participavam ativamente dos nossos encontros, que eram semanais, nas apresentações somando-se bailarinos e figurantes, chegávamos em cerca de 450 pessoas, que trabalhavam no espetáculo. Agora em 2015, voltaremos a apresentar o nosso espetáculo, e, para este ano o grande diferencial será a parceria que a Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico nos dará, para que possamos realizar uma bela apresentação, explica Quinho.
A retomada do teatro para 2015, faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico. Já temos um recurso reservado para executarmos este teatro que já foi referência regional. Temos a consciência de toda a dificuldade e do grande empenho que é necessário para a retomada do teatro da paixão em Irati. Sabemos que será necessário agregar muitas pessoas para a realização desde sonho, relata a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado ??tnico, Claudete Basen.
Nesta quarta-feira, 19, haverá às 20h, na Capela São Francisco, um novo encontro do grupo, com o objetivo de formar a nova diretoria do Grupo de Teatro.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati