Publicado em: 11/12/2014 00:00
1° Seminário Municipal de Educação do Campo acontece em Irati
Nesta quarta-feira, 10, aconteceu o 1° Seminário Municipal de Educação do Campo, no Centro Administrativo Municipal (CAM). No evento, as escolas participantes por meio do seu corpo docente, apresentaram as ações realizadas durante 2014, através da parceria com o Instituto Federal do Paraná.
As Experiências Curriculares para a Construção da Educação do Campo em nossas Escolas foi o tema abordado no seminário, que, além das Escolas participantes do projeto nesse ano (E. M. São Miguel do Itapará, Escola Rural Municipal do Cerro da Ponte Alta e E. M. Olavo Anselmo Santini), teve a presença de escolas que terão o projeto no ano de 2015, as Escolas Rurais Municipais: Esperança Carignano Chuilki Guamirim; Escola Rural Municipal do Pirapó; Escola Rural Municipal Água Clara; Escola Rosa Zarpelon Pinho de Baixo.
Durante o ano, o professor João Luis do campus do IFPR de Irati ministrou cursos aos docentes participantes do projeto, nas três escolas. O curso foi focado na prática docente no campo e trazendo a realidade do campo para dentro da escola sem a urbanização excessiva do ambiente escolar evitando o êxodo dos alunos das escolas rurais. Todas as práticas desenvolvidas por professores com seus alunos, foram trazidas ao seminário para que esse seja um momento de intercâmbio entre os participantes.
A Secretária Municipal de Educação, Claudia Zanlorenzi, fala da importância de momentos como o seminário para a educação do município. O Seminário de Educação do Campo é um momento de discussão a ser contemplado no plano municipal de educação, todas as práticas desenvolvidas nessas parcerias durante o ano culminaram no seminário, que mesmo na primeira edição já se mostra forte e tem sua segunda edição garantida para o ano que vem, o que mostra sua importância para todos que dele participam, explica Claudia.
Gilberto Soares
Secom Prefeitura de Irati