Publicado em: 08/05/2012 00:00
Na noite desta segunda-feira (07), 20 crianças da rede municipal de ensino participaram de uma solenidade de cidadania em Irati. Os alunos foram empossados vereadores mirins e participarão de um projeto inédito no Município, promovido pela Câmara de Vereadores de Irati em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Sergio Stoklos, salienta que a iniciativa é uma forma de disseminar a democracia na comunidade. As crianças têm em si o dom da mudança, esse projeto possibilita que desde pequenas elas tenham voz ativa nas transformações da sociedade, afirma Stoklos.
O presidente do Legislativo, vereador Laudelino Antonio Filipus, destaca que o futuro começa agora, com as ações que serão projetadas pelos vereadores mirins envolvidos no projeto. Com esse trabalho teremos uma interação maior entre a Câmara Municipal, alunos e escolas; consequentemente, essa relação se estende para toda a comunidade, reflete Filipus.
A vice-prefeita, Marisa Lucas, fala que em todos os locais se faz política e que essa representação na Câmara Mirim proporcionará um bom aprendizado aos alunos participantes. Se vocês foram escolhidos para compor o Legislativo Mirim, significa que têm visão e sensibilidade das necessidades coletivas, aponta.
Para a secretária municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, a essência do projeto, por envolver crianças, permanecerá. Que os adultos apenas os incentivem e orientem, mas que o rumo de suas ações seja fruto das necessidades vivenciadas no contexto social de cada um, ressalta a secretária.
O comandante da 8ª CIPM, major Renato dos Santos Taborda, cita que a política é a arte do relacionamento. Os vereadores mirins terão um espaço em que poderão ter voz e participação ativa. ?? mais conhecimento e experiência que ganham e que poderão disseminar nas escolas e nas comunidades em que vivem, frisa.
Câmara Mirim
O projeto do Legislativo objetiva promover a cidadania e será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os alunos foram selecionados pelas escolas municipais.
Os vereadores mirins irão participar de sessões uma vez por mês, no período da tarde. A reunião será aberta à comunidade. O regimento interno e as instruções de como o projeto funcionará já foram repassadas também aos pais, diretores e professores.
O mandato dos legisladores mirins vai durar cerca de um ano. Em 2013, com a volta das atividades letivas, será promovida nova eleição. O projeto Câmara Mirim contempla além da escolha dos vereadores mirins, também a seleção dos suplentes ao cargo. Eles foram empossados nesse dia 7, e tem como próxima atividade a eleição da Mesa Diretora, que deve ser composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
Vereadores mirins
Amabolli Yoanna Grabas Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa
Flávia Alessandra Miketen Escola Municipal Padre Wenceslau
Heryk Canesso Rossetim Escola Municipal Pequeno Duque
Jenifer Fernanda da Cruz Escola Municipal Rural de Guamirim
Juliane Fátima Teleginski Escola Municipal Rural de Pinho de Baixo
Leticia Mattozo Escola Municipal Antonina Fillus Panka
Lucas Jarski Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo
Maria Eduarda Zahaikevitch Escola Municipal Rural do Pirapó
Mateus Scraba Escola Municipal Rural dos Colonizadores
Yasmim Caetano Escola Municipal Tancredo Martins
Suplentes
Ana Caroline Aguiar Schultz Escola Municipal Tancredo Martins
Andrei Stodolny Escola Municipal Rural do Pirapó
Bruno Gabriel Ribeiro Escola Municipal Antonina Fillus Panka
Danilo Stec de Lima Assis Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa
Fernanda Delfino Escola Municipal Rural de Pinho de Baixo
Jessica Emilini Remes Escola Municipal Rural de Guamirim
Karen Stec Escola Municipal Rural dos Colonizadores
Kamilly Vitória Schneider - Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo
Maria Eduarda Nunes Souza Escola Municipal Pequeno Duque
Otávio Augusto Pedroso dos Santos Escola Municipal Padre Wenceslau