Publicado em: 18/02/2015 00:00
Este final de semana será de muita festa pelo Brasil, isso porque acontece o Carnaval. Mas há quem prefira ficar longe da folia e aproveitar a data para realizar outras atividades, como é o caso do Grupo Juventude Cross, que realiza há três anos durante o período do carnaval o projeto Pé na Estrada. Cada ano o evento ocorre em uma cidade Paranaense diferente. O grupo é vinculado à Igreja Batista do Bacacheri e ABC Vida instituições de Curitiba, Paraná. Em 2015, o grupo desembarca em Irati, nos dias 13 à 17 de Fevereiro.
O Objetivo do grupo é promover ações simultâneas por toda a cidade como esporte, dança, música, teatro e demais expressões artísticas no período do feriado, sempre trazendo uma mensagem de esperança e vida. Ações de combate e conscientização contra os efeitos e consequências que as drogas ilícitas representam aos jovens na atualidade.
No ano de 2012, na primeira edição do evento em Palmas-PR, mais de 5.000 pessoas assistiram as apresentações ou envolveram-se em alguma atividade de grupo, que no caso era composto por 205 pessoas. Em sua quarta edição, o Grupo Juventude Cross, chega em Irati, com mais ou menos 200 jovens que fazem parte do projeto Pé na Estrada. O Pastor da 1° Igreja Batista de Irati, Eduardo de Souza Filho, fala um pouco sobre a realização deste evento na cidade. O nosso principal objetivo com o evento é trazer para a cidade ações que despertem a atenção para o quanto as drogas são prejudiciais. Firmamos parcerias com Escolas, Prefeitura, Secretaria da Educação, Senai, Sesc, Restaurantes, para que juntos possamos viabilizar um evento relevante e bem sucedido. Esperamos realizar no ano de 2015 um evento que fique marcado na história da cidade, relata o Pastor Eduardo.
Para a realização do projeto em Irati, o grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Educação, a secretária Claudia Zanlorenzi fala sobre a alegria do município em poder sediar um importante evento como o Pé na Estrada. Ficamos muito felizes pela Igreja Batista, por intermédio do Pastor Eduardo, nos incluir neste projeto, pois será uma grande ação, contanto com a presença de 200 jovens em nosso município. Disponibilizamos a Escola João Paulo II para abrigar os jovens, pois tem uma estrutura adequada para acolhê-los. Além das ações que programaram para Irati, os jovens farão um mutirão de pintura na Escola Tancredo Martins, uma das escolas atingidas pela enchente, no sábado, domingo e segunda feira. A Secretaria Municipal da Educação fornecerá a tinta e os materiais para esta ação. O fato de escolherem nosso município, nos deixa muito lisonjeados. O Projeto Pé na Estrada servirá de exemplo para todos nós, relata Claudia.
Augusto Travensolli
Secom Prefeitura de Irati